Jornal Nova Geração

SEGURANÇA PÚBLICA

Número de abigeatos cai pela metade no 1º trimestre de 2023

Furtos a pessoas e veículos também tiveram redução na comparação com os três primeiros meses do ano passado. Por outro lado, indicadores na microrregião apontam crescimento nos registros de roubo, violência contra a mulher e homicídios

Atuação de policiais nas áreas rurais é destacada como fator determinante para a queda no número de abigeatos em Estrela (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) do estado divulgou os dados referentes aos indicadores criminais no primeiro trimestre deste ano. Registros de roubos e violência contra a mulher tiveram aumento na comparação com 2022, enquanto furtos a veículos e abigeato tiveram as maiores quedas nas estatísticas.

O destaque em nível estadual fica para a redução nos crimes de feminicídio e latrocínio – ambos com quedas de 14,3%. Na microrregião, o último feminicídio foi registrado em outubro do ano passado, em Estrela, enquanto o registro mais recente de latrocínio foi em março de 2021, em Bom Retiro do Sul.

Por outro lado, outros crimes de violência contra a mulher mantiveram a tendência de alta registrada no primeiro bimestre, em relação ao mesmo período do ano passado. Os estupros que foram 8 nos três primeiros meses de 2022, subiram para 11 neste ano, alta de 37,5%. No Rio Grande do Sul houve queda de 4,3%. Lesões corporais tiveram crescimento de 25% na microrregião – foram de 36 para 45 – e de 8,4% no estado.

Subiram também os índices de roubos na microrregião. Se em 2022 foram 12 registros que consideram roubos a pessoas e veículos, neste ano 20 ocorrências do tipo constam nas estatísticas do Piratini, um aumento de 66,7%.

Redução nos furtos

Na divulgação feita pela SSP, o crime de abigeato consta nos indicadores de furtos. E ambos tiveram queda importante no primeiro trimestre na microrregião. No período do ano passado, os furtos foram 213 e caíram para 191 em 2023, baixa de 10,3%. Furtos a veículos tiveram quatro registros nos três primeiros meses de 2023, contra 11 no ano passado.

Já os abigeatos reduziram 58,3%, ao sair de 12 para cinco no recorte dos primeiros trimestres dos dois anos. Em Estrela, por exemplo, o indicador criminal foi zerado. “No mesmo período do ano passado foram quatro ocorrências de abigeato registradas na cidade. A ação da Patrulha Rural, inibe, em muitos casos, a atuação dos bandidos”, avalia o secretário de Administração e Segurança Pública do município, César Augusto Pereira da Silva.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: