Jornal Nova Geração

IMIGRANTE

Novo roteiro turístico inclui capitel do Vale da Harmonia

Com mais de 800 quilômetros, Rota dos Capitéis pretende unificar templos religiosos de 10 municípios. Grutas e Convento São Boaventura serão inseridos no trajeto

Capitel de Santo Antônio, na Linha do Vale da Harmonia, está situado às margens da estrada de ligação a Boa Vista do Sul (Foto: Ed Moreira)

Potencializado pelas suas grutas e o Convento Franciscano São Boaventura, o município passa a ter mais um elemento como atração de visitantes: a inclusão à Rota dos Capitéis – Caminhos da Imigração e Fé. A oportunidade surge devido ao capitel de Santo Antônio, na Linha do Vale da Harmonia.

A rota, com mais de 800 quilômetros, pretende unificar os capitéis existentes entre 10 municípios, dentre eles Imigrante – o único não pertencente ao Vale dos Vinhedos. “Duas obras literárias serviram de fonte de pesquisa para o projeto, no qual o capitel de Santo Antônio foi incluído”, explica Charles Porsche, secretário de Turismo, Cultura e Esportes de Imigrante.

Coordenada pela Prefeitura de Bento Gonçalves, a proposta foi apresentada ao Governo de Imigrante na semana passada. “A ideia é que cada município elabore uma rota dentro do próprio município, em capitéis, igrejas, capelas e grutas”, resume Porsche.

Ainda, o roteiro também busca oportunizar diferentes formas de fazer turismo: caminhadas, ciclismo e cavalgadas, além de motocicletas, automóveis e ônibus.

Turismo religioso

De acordo com Porsche, o roteiro dentro de Imigrante está em processo de desenvolvimento, mas terá como foco a região de Daltro Filho. “Além do capitel de Santo Antônio, temos duas grutas, da Nossa Senhora de Lourdes e Nossa Senhora de Fátima, e o Convento São Boaventura, que por si só é muito explorado por turista, e serão inclusos na Rota dos Capitéis”, adianta.

O secretário acredita que a Rota dos Capitéis vai “agregar ao fluxo do turismo” em Imigrante, como elo entre os visitantes do Cristo Protetor de Encantado e o público do Vale dos Vinhedos. “A intenção é fazer com que os turistas do roteiro façam a economia girar, consumindo e se hospedando aqui”, revela, ao apontar o Convento como principal local de hospedagem aos adeptos do trajeto religioso.

Porsche, ainda, faz referência a uma maior exploração à tradicional encenação da Paixão de Cristo e aos outros pontos turísticos do município, inclusive os que não são voltados à religiosidade e fé. “A rota trata-se de uma oportunidade de ganho para Imigrante”.

Morador das proximidades do capitel de Santo Antônio, Sergio Gandini considera positiva a inclusão de Imigrante à Rota dos Capitéis. “Temos que ser receptivos a isto, pois acredito que vai somar num todo, de forma econômica e cultural. Entendo que quem busca capitéis procura cultura e isso é valioso”, avalia. Ele, inclusive, está prestes a transformar a propriedade onde reside em um local de visitação, voltado ao artesanato, cultura e conservação ambiental. “Acredito que este espaço vai ser usufruído pelos visitantes da Rota dos Capitéis”, opina Porsche.

Investimento indefinido

Embora planejada para ser colocada em prática no princípio de 2023, a Rota ainda possui itens em formatação. Além da contrapartida de elaborar roteiro municipal, investimentos em sinalizações padronizadas terão que ser buscadas. “Os valores ainda serão definido, mas não deve ser algo expressivo. A intenção é viabilizar esses recursos com emendas, porém uma alternativa é a partilha das despesas entre os municípios”.

Cultura italiana

Conforme as obras bases do projeto, os capitéis foram erguidos por imigrantes italianos e seus descendentes nas estradas do interior da região dos Vales, com intenção de “homenagear seus santos por meio de construção de templos”. Desta forma, além de impulsionar a economia e cultivar a fé, o roteiro propõe lembrar a história dos colonizadores dos municípios.

Situado às margens da estrada de ligação a Boa Vista do Sul, o capitel do Vale da Harmonia fica a cerca de três quilômetros de Daltro Filho. A região tem similaridade cultural com o Vale dos Vinhedos, ambas de origem italiana. Não à toa, o município está na Rota dos Capitéis. “Imigrante foi formado pelas regiões da sede (centro), desmembrada por germânicos, e do Daltro Filho, originada de Garibaldi e de colonização italiana. No lado do Daltro Filho, Imigrante tem à devoção aos santuários e os costumes italianos muito enraizados”, esclarece Porsche.

As demais cidades do roteiro são Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Farroupilha, Garibaldi, Imigrante, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: