Jornal Nova Geração

Nova etapa da vacinação priorizará acamados e idosos

A Secretaria Municipal de Saúde de Estrela está dando continuidade, à medida que recebe novos lotes de vacina, ao seu plano de imunização da população contra a Covid-19. Nesta segunda-feira, dia 8, o município recebeu mais um lote, que será destinado, neste primeiro momento, à vacinação de pessoas acamadas com mais de 60 anos, o que ocorrerá ao longo da semana, e de idosos com mais de 85 anos de idade, cujo atendimento se dará em mutirão no sábado, dia 13.

Estrela recebeu mais 600 vacinas, 130 destinadas para profissionais de saúde e 470 para os idosos acima de 85 anos. Estrela incluirá, neste grupo, as pessoas acamadas com mais de 60 anos. Uma reunião entre o secretário de Saúde Celso Kaplan, e a equipe da Vigilância em Saúde do município acertou a base de operacionalização desta nova etapa, que será realizada de duas formas distintas. A imunização das pessoas acamadas será realizada ao longo desta terça, quarta e quinta-feira, pela manhã e tarde. As equipes de saúde irão até a residência das pessoas que realizaram cadastro prévio através do WhatsApp (nº 99127-9045) criado para este fim. Quem não o fez ainda poderá fazê-lo, indicando nome da pessoa a ser atendida, idade, endereço completo e dois telefones para contato, a fim de agendar a visita. Quem não souber utilizar a tecnologia, não possuir o aplicativo ou telefone poderá buscar mais informações no Centro de Triagem Covid ou nas Unidades de Saúde.

Já a vacinação das pessoas com 85 anos ou mais ocorrerá, inicialmente, neste sábado, a partir das 8h, em um sistema “drive-thru”, onde não será preciso descer do carro. O ponto será a Rua General Osório, 427, em frente ao Posto de Saúde Central, no Bairro Oriental. Quem não tiver carro e precisar ir a pé ou outra forma de deslocamento, ou mesmo preferir estacionar o carro nas proximidades, poderá fazer a vacina dentro do Posto em duas salas destinadas a este atendimento. O atendimento continuará ocorrendo no horário do meio-dia.

Não contabilizadas as 600 vacinas deste terceiro lote, Estrela recebeu 909 doses. Destas, 796 foram aplicadas até então nos primeiros grupos prioritários, entre estes os profissionais da área saúde que trabalham nas linhas de frente no combate ao coronavírus e outros, pessoas com mais de 60 anos ou com deficiência que moram em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), além de indígenas aldeados. Algumas doses já estão reservadas à segunda dose dos primeiros vacinados. “Estamos em um ritmo muito bom, atendendo com critério ao que foi especificado quantos aos grupos prioritários, e já com planos estipulados para as ocasiões do recebimento de novas doses, como foi o caso esta semana. Agora teremos esta nova etapa, que irá atender a uma demanda que remete a uma preocupação muito grande por parte da população, que são as pessoas de mais idade”, explica o secretário Kaplan. Informações e dúvidas podem ser tiradas no Centro de Triagem Covid (telefone 3981-1098) e na Vigilância Sanitária (3981-1136).

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: