Jornal Nova Geração

Nova conquista para o HE

ESTRELA – Apesar da dificuldade enfrentada pela pandemia do coronavírus, o Hospital Estrela vive um momento de comemoração. Direção, colaboradores, corpo clínico, terceirizados e médicos celebram a conquista do certificado da Organização Nacional de Acreditação (ONA) Nível 2.

O primeiro certificado foi recebido em 2018, quando o HE foi pioneiro nos vales do Taquari e Rio Pardo em receber o reconhecimento. Agora, mesmo em um dos anos mais críticos para a saúde, a instituição aposta no comprometimento coletivo para superar as dificuldades e conquista o Nível 2.

“Todo hospital que recebe este certificado garante aos pacientes e colaboradores um ambiente e atendimento de qualidade e segurança, sendo seguidos protocolos de atendimento, fluxos, com integração de processos, sempre com o intuito de oferecer qualidade e segurança desde a entrada até a saída”, explica a gerente assistencial do HE, Graciela Scherer.

O que é?

A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente.

Como funciona o processo

Gerente da Rede de Saúde Divina Providência, Johnnie Carlos Locatelli, explica que o certificado nível 1 tinha validade de dois anos, sendo que, a cada oito meses, são realizadas visitas de manutenção. “Os avaliadores verificam se o hospital está mantendo as políticas e práticas da visita inicial.” Em 2020, o certificado venceu e a instituição solicitou a certificação novamente, para o nível 2. “Após dois dias de visitas presenciais, os cinco avaliadores identificaram que o hospital possui critérios de qualidade e segurança nos processos assistenciais”, destaca. “O trabalho iniciou ainda em 2014 com a contratação de uma assessoria especializada, estruturado em 2017 com a implantação de um escritório interno da qualidade e consolidado nos dois últimos com o reconhecimento da Acreditação Nível 1 em 2018. Atualmente, apenas 24 hospitais do RS possuem acreditação hospitalar pela ONA”, explica.

O gerente salienta que, para o HE, a certificação é uma realização de extrema importância. “É a comprovação que todo esforço implicado na melhoria das estruturas físicas e nos processos assistenciais foram eficazes na qualificação do atendimento à população, garantindo segurança e qualidade. Os pacientes são os principais beneficiados com a acreditação, pois o atendimento prestado se torna mais seguro, como, por exemplo, a identificação correta do paciente, definição de tempos máximos para administração de medicamentos, gerenciamentos de protocolos assistenciais, avaliação de fornecedores, entre outros. Também, através da identificação de riscos e oportunidades, torna-se possível corrigir os erros antes que eles aconteçam”, complementa.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: