Jornal Nova Geração

CONEXÃO

Nossa Senhora da Rosa Mística e a missão de unir a comunidade

Após dois anos, celebrações em honra à Santa voltam a reunir devotos pelas ruas da cidade. Neste domingo, a imagem retorna à Paróquia Santo Antônio e cerca de mil pessoas devem comparecer à festa

Nossa Senhora da Rosa Mística retorna para a Paróquia Santo Antônio no domingo (Foto: Karine Pinheiro)

Oração. Penitência. Sacrifício. Essas foram as palavras ditas pela Nossa Senhora da Rosa Mística em sua primeira manifestação. A aparição aconteceu para a enfermeira Pierina Gilli, que rezava o terço no quarto de um hospital, no ano de 1947, na Itália. Vestida com uma túnica púrpura e com expressões tristes, tinha três espadas cravadas em seu peito.

Cada punhal significava dores daquela época. Uma remetia a escassez de vocações de padres, religiosos e religiosas, outra representava os pecados mortais desses de especial consagração, e outra simbolizava os padres, religiosos e religiosas que cometeram a mesma traição de Judas para Cristo e a Igreja. Em sua segunda aparição, mostrou-se de branco e com três rosas nos lugares das espadas, uma vermelha, uma branca e uma dourada.

À enfermeira, Nossa Senhora da Rosa Mística esclarece que foi enviada para auxiliar nas vocações ordenadas e religiosas e diz que é Mãe de Jesus. Ela explica que a rosa branca representa a oração, a rosa cor de rosa vermelha significa o sacrifício e a rosa dourada simboliza a penitência.

A Santa expressou o desejo de que o último dia de cada mês fosse consagrado como mariano. Desde então, outras aparições para Pierina Gilli foram registradas e reconhecidas pela Igreja Católica. A data dedicada à Rosa Mística é 13 de julho.

Rosa Mística em Estrela

Hoje, a Festa da Rosa Mística é considerada uma das mais importantes pela Paróquia Santo Antônio. Símbolo de união entre as comunidades, a tradição se instalou no município na década de 80. O bispo Dom Jacinto Flach, na época, ganhou uma imagem da Santa e doou à Igreja, devido ao ano dedicado às orações para Nossa Senhora.

Em 7 de agosto de 1988, foi inaugurada a gruta com a imagem da Santa. Nossa Senhora da Rosa Mística se tornou padroeira da comunhão entre a população de Estrela, e desde então, o primeiro domingo do mês de agosto é destinado às celebrações.

As comemorações iniciam com a peregrinação. A imagem da Rosa Mística circula pelas mais de 15 comunidades de abrangência da Paróquia Santo Antônio. As caminhadas e missas iniciaram em 10 de julho.

O pároco Gabriel Zucki Bagatini ressalta que todas as localidades acolhem a Santa, preparam homenagens e levam ao destino seguinte. “Tem muita emoção, porque o objetivo é unir a população e levar a fé”, comenta.

Segundo o Padre, é comum que os casais festeiros, responsáveis por organizar a festa, mantenham a tradição de acompanhar as peregrinações. “Eles retomam sua experiência e é uma maneira de resgatar essa vivência que é importante”, destaca.

Além das comunidades, as caminhadas chegam ao hospital, para que a Santa passe pelo quarto e abençoe os pacientes.

“Rezo todos os dias”

Responsável pelo santuário no Distrito de Delfina, Márcia Mallmann Werle afirma ser devota de Nossa Senhora da Rosa Mística desde que dedica sua vida à igreja. Todos os dias ela reza e pede à Santa que abençoe sua família, suas filhas e sua comunidade. “Ela sempre está ao nosso lado nos abençoando e sempre sou atendida”, relata.

Ela conta que desde que a imagem chegou à comunidade da Delfina, em 31 de julho, todas as tardes as senhoras se reúnem para fazer a oração com terço. No domingo, haverá uma carreata até a Igreja Matriz.

Preparação para a festa

A missa e a festa ocorrem na manhã deste domingo, 7. A imagem da Santa sairá da igreja da Comunidade Delfina em direção a Igreja Matriz. Durante a missa, haverá homenagem aos seis casais festeiros e também a divulgação da nova comissão. Após a missa, haverá uma carreata até o Centro Comunitário Cristo Rei, onde terá o almoço.

O casal Eunice e Sandro Bremm, destacam que a comissão é escolhida pela dedicação com a igreja. Os casais podem ocupar a função somente uma vez. “Esse é o encanto, é uma grande honra poder contribuir porque é uma vez na vida. É emocionante acompanhar a preparação”, afirma Bremm.

Segundo Gardel Steffens, também na comissão de casais festeiros, os novos escolhidos devem ser membros ativos, estar envolvidos com a comunidade e ter afinidade com a igreja. Os nomeados são responsáveis por preparar as celebrações ao longo do ano.

Neste ano de retomada, na data que marca a celebração da fé pela Nossa Senhora da Rosa Mística, cerca de mil pessoas devem comparecer à festa no Centro Comunitário Cristo Rei.

Programação da Festa da Rosa Mística

7 de agosto
8h45min: Início da peregrinação na Delfina, de carreata até a Igreja Matriz.
9h30min: Início da Missa
Após a missa, carreata até o Centro Comunitário Cristo Rei
11h30min: Almoço – Animação da Banda Choppão

Casais Festeiros

  • Sandro e Eunice Bremm
  • Gardel e Mariane Steffens
  • Leandro e Cris Kaufmann
  • Alaor e Neila Borges
  • Célio e Vera Mallmann
  • César e Taís Silva
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: