Jornal Nova Geração

Na pandemia, Estrela ganhou 225 empresas

ESTRELA – Em um ano de muitos desafios para os empresários, Estrela teve saldo positivo na abertura do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Foram 348 novos e 123 cancelados de março de 2020 a março de 2021, representando um saldo de 225 novos negócios.

De acordo com Elaine Strehl, da Secretaria da Fazenda, a maioria dos novos negócios é de Microempreendedores Individuais (MEI’s), atuando no segmento de prestação de serviços. Ela destaca que não considera o saldo positivo tão alto como comum, principalmente pelo cenário da pandemia, com restrições severas para empresas.

“Mas precisamos levar em conta que o momento também exigiu renovação, inovação, isso fez com que as pessoas buscassem se recriar, buscar alternativa para driblar a crise. Isto justifica a busca por abertura de uma MEI, pois assim estão legalizados, aptos a atuar com comércio ou prestação de serviços de uma forma econômica, sem muitos impostos incidentes. É uma opção para atuar em um seguimento que se mantém aquecido, como o de prestação de serviços.”

Um passo para empreender

O empreendedorismo cresceu durante a pandemia. Não só para complementar a renda, mas para realizar sonhos. É o caso do estrelense Luís Schwarzer (foto), de 24 anos, que é fotógrafo. “Trabalho faz tempo com fotografia e surgiu a oportunidade de, em paralelo com meu trabalho fixo, começar a fotografar por conta.”
Schwarzer quer, em breve, formalizar o negócio e fará parte da estatística de CNPJs abertos, também como MEI em prestação de serviço. Por enquanto, ele está focando na criação de portfólios. “A pandemia mostrou a necessidade de me renovar e seguir meu sonho, no caso o desejo de seguir o nicho de fotografia que me interessa, que é moda. Não foi tanto pela parte financeira, foi mais por me mostrar que preciso fazer o que gosto, pois não sei o dia de amanhã”, comenta.

Através do Instagram @luischwarzerph ele vem publicando fotos de portfólio, importante etapa antes da abertura da empresa para divulgar o trabalho e ter material para apresentar aos clientes.

Benefícios para o município

A evolução na abertura de empresas é uma alternativa de ocupação, de obtenção de renda e traz benefícios para o município. “A abertura de empresas, nos mais diversos seguimentos e formatos (MEI, Simples, etc…), além de um retorno financeiro direto com o pagamento de taxas para abertura e de licença, tem um ganho expressivo na renda dos munícipes, que conseguem agregar renda para o sustento familiar, diminuindo o desemprego e não necessitando de ajuda assistencial,” explica Elaine.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: