Jornal Nova Geração

ESTRELA

Município se prepara para campanhas nacionais de vacinação

Ações de imunização contra a poliomielite e da multivacinação para atualização das cadernetas iniciam na segunda-feira, 8

Foto: Divulgação

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Cadernetas de Vacinação começam nesta segunda-feira (8). As duas se estenderão até 9 de setembro. O Dia D está agendado para 20 de agosto. Equipes da Saúde de Estrela se preparam para que demais campanhas de imunização, entre elas contra a Covid, não sejam afetadas.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite será exclusiva a menores de 5 anos, é obrigatória a todos. Apesar de a doença ter sido erradicada no Brasil desde o início da década de 1990, caiu muito o índice da cobertura vacinal. Esta situação contribuiu na classificação do Brasil como país de alto risco para a poliomielite segundo o relatório de 2021 da Comissão Regional de Certificação (CRC).

Os resultados mostram que o país apresenta aproximadamente 84% dos municípios classificados como de “alto risco” e “muito alto risco” para pólio, o que faz com que se aumente o perigo da reintrodução da doença.

Já a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Cadernetas de Vacinação é voltada aos menores de 15 anos. O objetivo da iniciativa é deixar em dia a imunização do público-alvo contra outras possíveis doenças, aplicando entre elas vacinas do HPV, meningite, febre amarela e antitetânica (tétano).

Onde e quando?

Em Estrela, a vacinação para as duas campanhas poderá ser realizada nos mesmos locais, mas diferentes horários: Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Boa União, das 10 às 16h; e UBS Central, das 8h às 16h. O Dia D será realizado dia 20 de agostosábado, das 8h às 17h, nas duas unidades.

De acordo com o departamento de vacinação da secretaria da Saúde, a medida visa fazer com que famílias com mais de uma criança em idades distintas não precisem se deslocar a dois locais. “Evita que uma família que tenha um menor de cinco anos precise ir até um posto e com outro membro maior de cinco a outro local de vacinação. E pode facilitar na cobertura da campanha ao percebermos que uma criança menor de cinco anos, que veio fazer a vacina da pólio, está em atraso em relação a outras doenças, e assim podemos já atualizar estas”, detalha Ana Carolina Pádua Lopes, coordenadora do departamento.

Covid

A vacinação contra a Covid segue normalmente, mas em novo local. Antes restrita a UBS Central, é realizada apenas na UBS do Bairro Boa União.

Atualmente, podem buscar a imunização contra a Covid os seguintes grupos:

  • Quarta dose: maiores de 40 anos e profissionais da saúde
  • Terceira dose: todos acima de 12 anos
  • Segunda dose: de acordo com os prazos, variados de acordo com a data da realização da primeira dose
  • Primeira dose: todos acima de três anos de idade
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: