Dois novos monitores de triagem e classificação de risco chegaram à Imigrante nos últimos dias. Os equipamentos vão para o Centro de Saúde do município e para a UBS de Daltro Filho, em um investimento de R$ 14,3 mil.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social, o objetivo da compra foi diminuir o tempo de espera dos pacientes nas unidades de saúde. “O principal é que as informações sobre o estado do paciente serão mais seguras, e os profissionais poderão realizar a correta classificação de risco desses pacientes”, aponta a secretária Jóice Cristina Horst.
O equipamento, modelo VITA i 20, funciona ligado a energia e também portátil com bateria para até 3,5h. De uso adulto, pediátrico e neonatal, monitora de forma automática e contínua a frequência cardíaca, a pressão arterial, a temperatura e a oxigenação.
Além do monitoramento do paciente, o monitor possui alarmes sonoros que são disparados quando algum sinal vital atinge níveis de risco. Esses níveis também podem ser mudados pelo operador do aparelho, ajustando-os de acordo com características específicas da pessoa ou da situação de uso.
A instalação e o treinamento da equipe para o uso do aparelho ocorreram na sexta-feira, 4.