Jornal Nova Geração

IMIGRANTE

Município imuniza 99% da população contra a covid

Mais de 8 mil doses da vacina contra a doença já foram aplicadas na cidade. Cronograma iniciou em janeiro de 2021

Davi e Pedro, de 2 anos, tomaram mais uma dose (Foto: Carlos Eduardo Schneider/Divulgação)

Imigrante está próxima de vacinar toda a sua população contra a covid-19. Mais de 8 mil doses já foram aplicadas. Com o número, 99% da população está vacinada com a 1ª dose ou a dose única. 63,6% da população está com o esquema vacinal completo.

A imunização foi iniciada em janeiro de 2021, quando as cinco primeiras doses foram aplicadas nos profissionais da linha de frente do combate à pandemia.

Desde então, 2,9 mil pessoas receberam a 1ª dose, 2,8 mil, a segunda, e 86 pessoas tomaram a dose única. A dose de reforço foi aplicada em 1,6 mil pessoas e a quarta, em 452. Outros 59 moradores também foram vacinados com a 5ª dose, aplicada em imunossuprimidos.

Os gêmeos Davi e Pedro, de 2 anos, foram vacinados na manhã da quarta-feira, 4. Segundo o pai, Carlos Lutterbeck, a ação é fundamental para a saúde dos pequenos. “Eles tomaram mais essa dose e não tiveram nenhum tipo de reação, não choraram, não foi dolorido para eles. Nossa obrigação como pais e responsáveis por essas crianças é protegê-los, e o melhor meio é a vacinação”, enfatiza.

Novo cronograma

A imunização ocorre às quartas e sextas-feiras no Centro de Saúde. O agendamento deve ser feito pelo telefone (51) 3754-1031. Na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Daltro Filho, a vacinação ocorre somente com agendamento, pelo telefone (51) 3754-0457.

As ações de vacinação no 3º sábado de cada mês continuam, mas apenas por agendamento, de modo a otimizar a abertura dos frascos.

Sobre a vacinação

  • O 2º reforço (4º dose) para maiores de 18 anos
  • 3º dose para adolescentes acima de 12 anos
  • Crianças de 3 anos a 11 anos devem receber duas doses da vacina do Covid 19
  • Crianças de 6 meses a 2 anos deverão receber três doses da vacina específica para esta idade. Após a aplicação, devem aguardar 15 minutos na UBS
  • A vacina de 6 meses a 2 anos está disponível para crianças com comorbidades. Assim que for liberada para as demais crianças, ela será aplicada somente em horário comercial e com agendamento prévio
  • OBS: responsáveis por crianças de 6 meses aos 11 anos serão contatados por um profissional da saúde para posterior agendamento da vacina. Caso houver recusa, o responsável deverá comparecer na UBS para assinar o Termo de Recusa
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: