Para amenizar a estiagem que afetou o estado nos últimos anos, 11 açudes foram abertos em Imigrante por meio do programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural – Eixo Estratégico Irriga + RS, da Secretaria da Agricultura do Estado.
O programa, na modalidade açudes, tem a intenção de apoiar a construção de estruturas de reservatório de água para a expansão da prática da irrigação e a dessedentação de animais. Totalmente gratuito às famílias, os açudes foram abertos por meio de uma parceria entre o governo do Estado e o município.
As obras de abertura dos açudes foram de abril a outubro. Ao todo, os 11 reservatórios têm a capacidade de armazenar 6,5 mil metros cúbicos de água. Para a construção, foram necessárias 179 horas/máquina, que totalizam um investimento de R$ 44,7 mil.
O secretário da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Gilnei Dahmer, e o engenheiro agrônomo e o extensionista da Emater de Imigrante, Maciel Budde, estiveram presentes nos serviços. “Os açudes vão auxiliar os agricultores e pecuaristas a desenvolver seu trabalho em períodos de muito calor e seca, como enfrentamos em 2022 e em tantos outros anos de forte estiagem no Rio Grande do Sul. Será um benefício grande para a população”, destaca Dahmer.