O plano de construção de uma sede própria para as instalações da Brigada Militar (BM) em Bom Retiro do Sul avança e as obras devem iniciar na próxima semana. Além de projetar o espaço de acordo com as necessidades da equipe, o propósito é agilizar o atendimento por meio de modernização dos equipamentos e infraestrutura.
Atualmente, a sede da BM fica instalada em imóvel locado pela prefeitura, na área central da cidade. O investimento no novo prédio é de aproximadamente R$ 300 mil em recursos próprios do governo municipal e o espaço é cerca de 200 metros quadrados. A partir do início das obras, a expectativa é que a unidade esteja pronta em até três meses.
A subcomandante do 40º Batalhão de Polícia Militar (BPM), major Carmine Brescovit, afirma que uma sede própria é importante para adequação do espaço conforme o trabalho da equipe. Segundo ela, a mudança também deve resultar em um atendimento mais qualificado e mais ágil à comunidade.
“A Brigada Militar mudou de local algumas vezes em Bom Retiro do Sul por não ter um espaço próprio. Para nós, a construção é muito importante porque vai atender as particularidades do efetivo. A obra foi projetada com a finalidade de ser uma sede apropriada”, comenta a subcomandante.
A sede ficará localizada no bairro San Diego e deve contar com sistema de monitoramento em toda a cidade. Hoje o videomonitoramento funciona na prefeitura, que disponibiliza as imagens à Brigada Militar. Após a conclusão da obra e a ampliação de pontos com câmeras no interior, o efetivo da BM poderá acompanhar as movimentações em tempo real na cidade.
Chefe de gabinete do governo municipal, Rodrigo Rodrigues destaca que a construção de uma sede própria ao efetivo em Bom Retiro do Sul, além de garantir a prestação de serviços, também é um investimento na segurança do município. “Nos articulamos para custear esse novo quartel para que a atuação da BM permaneça e continue sendo efetiva”, diz.
Videomonitoramento
Com dezenas de câmeras instaladas na área urbana do município, o governo avança com a instalação de 50 câmeras em localidades do interior. As imagens captadas pelos equipamentos oferecem cobertura de 360° e são enviadas à central de monitoramento da prefeitura. O acesso às imagens é exclusivo à Brigada Militar, Polícia Civil e prefeitura.