Depois de mais de um mês sem registar óbitos por Covid-19, o Hospital Estrela divulgou na tarde desta quinta-feira, 29, a morte de uma paciente de Fazenda Vilanova, de 45 anos, que estava internada desde 15 de julho. Apesar disso, a casa de saúde destaca a queda no número de internações e julho apresenta a menor taxa desde o início da pandemia. Já o município de Estrela supera 50 dias sem mortes por coronavírus.
O médico infectologista do HE, Guilherme Domingues, avalia que a redução é reflexo da imunização. “Esse processo é fundamental para que possamos avançar, ainda mais, na luta contra o coronavírus”, destaca.
O gerente assistencial Johnnie Locatelli também constata que a vacina tem gerado reflexo positivo nos números da Covid-19, até pela média de idade dos pacientes. “Em 2021, por exemplo, a média era de 64 anos. Atualmente, é de 58 e, em junho passado, chegou aos 44. As vacinas têm demonstrado eficácia em amenizar a gravidade da doença.”
Até esta quarta-feira, dia 28, dos 10 leitos de UTI Covid-19 disponíveis, nove eram ocupados. Já na Unidade de Internação, dos 15 leitos, sete estão com pacientes.