Jornal Nova Geração

FAZENDA VILANOVA

Moradores solicitam redutores de velocidade para evitar acidentes

O local é conhecido pelos acidentes e atropelamentos. Prefeitura busca alternativas junto à CCR ViaSul para garantir segurança

No fim da tarde de quinta-feira, 21 de outubro, a professora Cláudia Dornelles da Silva, 52, saiu de casa, no centro de Fazenda Vilanova, e fez a caminhada de rotina. Geralmente, o exercício é realizado na companhia de colegas de trabalho e pelo interior, naquele dia, porém, fez o exercício físico sozinha e em perímetro urbano. Ao parar na via lateral da BR-386, próximo à prefeitura, um carro e uma moto pararam e sinalizaram que ela poderia atravessar a faixa de pedestre. No entanto, antes de completar a travessia, uma moto em alta velocidade lhe atingiu.

Cláudia é uma das vítimas que sofreram com atropelamentos e acidentes neste local. Alguns perdem a vida e outros ficam com sequelas, como é o caso da professora, que teve lesões nas pernas, costelas e rosto. As duas vias laterais são motivos constantes de solicitações e reclamações de munícipes que se sentem inseguros com o tráfego e a falta de sinalização.

Conforme Cláudia, que mora há 32 anos no município, desde a duplicação da BR, as laterais ficaram desassistidas. A área é de concessão da CCR ViaSul, portanto a empresa gerencia a manutenção das rodovias. “Perdemos pessoas por irresponsabilidade de motoristas, mas se tivesse condições de segurança, com certeza muitas vidas seriam preservadas”, afirma.

Na sexta-feira, 12, foi feita a colocação de uma lombada. Para a professora, não é suficiente. “As laterais ficaram reclinadas, então a moto pode passar por ali. Incluíram de forma rápida, mas não fizeram pintura. Isso é uma falta de respeito grande com a população”, pontua.

Para ela, seria necessário ainda a implantação de fiscalização eletrônica de velocidade. “Tiraram o pardal e não deram satisfação”, completa.

Cláudia: “As laterais ficaram reclinadas, então a moto pode passar por ali.”

No máximo 30 dias

A via paralela à rodovia federal será contemplada com três lombadas de cada lado, nas imediações da elevada. Além disso, será incluída mais uma eletrônica próximo ao trevo de acesso à ERS-128, na Via Láctea. Cerca de R$ 100 mil serão utilizados para concluir as obras de melhorias no local.

A equipe da CCR ainda trabalha nas vias laterais, que contempla a colocação de redutores de velocidade, placas e pintura. A sinalização definitiva está em fase de licitação para aquisição e esse processo deve levar, no máximo, 30 dias até a implantação. Enquanto isso, permanece a sinalização provisória, que segue todas as exigências do manual do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A pintura horizontal das lombadas deve ser feita até esta sexta-feira, 19, caso o tempo permita.

O gerente de Atendimento da CCR, Diogo Stiebler, lembra que a concessionária fez estudos técnicos no local, buscando a identificação das características geométricas e comportamento dos motoristas. Além disso, solicitou junto à municipalidade, informações complementares em relação a origem e destino de pedestres na região. “Logo teremos esse retorno e daremos um parecer técnico para aplicação de dispositivos que possibilitem a redução de velocidade. Desta forma, vamos aumentar a segurança das pessoas”, afirma.

Restauração

O prefeito Amarildo Luis da Silva destaca que o viaduto fica no coração da cidade e não tem infraestrutura adequada para a população. Por isso, trabalham com o intuito de municipalizar a área e, com isso, ter o aval para restaurar o espaço. Na quinta-feira, 11, foi protocolado o projeto junto à CCR. O documento será analisado e, nas próximas semanas, haverá o retorno da solicitação.

“Queremos melhorar a faixa de pedestres embaixo da elevada, organizar um estacionamento, ponto de táxi para embarque e desembarque e melhorar a iluminação pública. Além disso, pretendemos criar uma área de convivência com bancos e lixeiras e canteiros de jardinagem, pois é a passagem que se tem de um lado da cidade para outro”, salienta.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: