Jornal Nova Geração

Ministério Público dá aval para novo licenciamento do aterro em Linha São José

ESTRELA – O município atua em duas vias para tentar solucionar o problema de recolhimento de resíduos urbanos na cidade, suspenso devido à falta de uma licença da área que recebia os entulhos, localizada em Linha São José. O licenciamento não foi renovado em 2020, diante da negativa da equipe técnica da prefeitura, o que está inviabilizando a destinação dos materiais.
Na tarde desta quinta-feira, uma reunião entre a prefeitura e um representante do Ministério Público tratou da possibilidade de um licenciamento provisório para o aterro. O MP acompanha o local desde 2016. “Isso para buscar alternativas nesse processo que está em curso, para dar segurança aos servidores do município quanto à possibilidade de licenciamento provisório do aterro antigo até que o próprio município apresente um projeto de recuperação ambiental para a área”, comenta o procurador-geral do município, Juliano André Heisler.
Ele explica que já foi verificado que a área está licenciada para resíduo da construção civil, porém, recebia lixo verde. “Com isso, o município se comprometeu, junto ao MP, a colocar em funcionamento um triturador, para que o lixo verde não fique depositado no local e tenha outro uso, como para adubo, por exemplo”, salienta.
“O MP compreendeu as razões que levaram à decretação do estado de emergência, bem como as medidas adotadas pelo município. A reunião foi reduzida a ata, que acompanhará o projeto (em vias de contratação) para novo licenciamento da área na São José. Com efeito, a medida mais rápida pode ser a regularização do aterro para recebimento dos resíduos, tudo isso em um breve espaço de tempo”, anuncia.

Executivo busca aterro próximo

O município também busca potenciais espaços com licenciamento adequado para recebimento provisório dos resíduos. Caso precise realmente firmar contrato emergencial, o Executivo pode ter que gastar R$ 1,5 mil por dia apenas para destinação dos resíduos da construção civil, já que, até o momento, foi localizado apenas um aterro próximo de Estrela, mas que não pode receber lixo verde.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: