Jornal Nova Geração

Memorial: um presente de 145 anos

ESTRELA – No dia em que Estrela comemorou seu aniversário de 145 anos, um passo importante para a preservação da história e valorização das pessoas da comunidade, foi dado: a inauguração do Memorial de Estrela.
Na quinta-feira, autoridades municipais, secretários de Estado, deputados e demais convidados prestigiaram a inauguração do espaço, localizado no “Castelinho”, na Rua 13 de Maio. A inauguração também marca um avanço nas oportunidades de turismo.

O espaço possui uma “veia” cultural, pois ao longo dos anos chegou a abrigar a Biblioteca Pública e a Casa de Cultura Dr. Lauro Müller. Desde o início do ano, o local passou por reformas e adaptações. A secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Carine Schwingel, agradeceu a todos que se envolveram no projeto e destacou o empenho do atual prefeito e de gestões passadas que colaboraram para que o Memorial pudesse ser inaugurado.

Gratidão

O diretor do Memorial, Airton Engster dos Santos, destacou a participação de diversas pessoas para montagem do acervo e parabenizou o prefeito Elmar Schneider. “Gratidão é a palavra que me ocorre ao prefeito, que nos primeiros dias de governo nos deu a notícia de que tínhamos o Castelinho e a possibilidade do Memorial. Mas ele colocou um desafio, de que neste dia, 20 de maio, queria inaugurar o Memorial. Esse era um sonho acalentado há muitos anos.”

“Estrela é uma cidade que preserva sua tradição, que respeita sua história e que pode construir um
presente e um futuro melhor. A preservação da memória e valorização da cultura é um ativo importante para o turismo.” Beatriz Araújo, secretária estadual de Cultura

“Não podemos perder a memória de Estrela. É um local lindo, que preservará nossa história, se tornando também uma forma de fomento ao turismo no município. É um espaço de história, arte, cultura e educação.” Elmar Schneider, prefeito de Estrela.

Como funciona?

O acervo do Memorial é composto de objetos, documentos, fotos, filmes, livros, entre outros, com realização de exposições ao longo do ano, que ajudam a compreender a história do município, seu povo, tradições e costumes. No momento, há três exposições sendo exibidas.

Quem chega no Memorial é atendido por cuidadores, guias e por um totem interativo, permitindo que as pessoas interajam com o atendente e obtenham informações. Muitos dos elementos do acervo já estão digitalizados. O horário de visitação, inicialmente, é das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h, de segunda a sexta-feira.

Crédito: Frederico Sehn

Novo espaço

Também há um planejamento para que, em frente ao Memorial, seja construído um espaço de lazer em parklet, com bancos para que as pessoas possam sentar e interagir.

 

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: