A atenção ao meio ambiente recebe um reforço no município a partir desta semana. A mudança na gestão da Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho aponta para um aumento nas iniciativas, além da inclusão do programa “Dia D – Descarte” no calendário oficial. A Recic Soluções Ambientais, que presta serviços de assessoria para gerenciamento de resíduos, passa a ser responsável pelas operações do espaço.
O principal foco a partir de agora será nas ações educativas, junto a Secretaria da Educação. “Não conseguimos fazer nada referente ao meio ambiente se não tivermos a educação ambiental bem atuante”, afirma a diretora do meio ambiente Tanara Schmidt. Levar informações aos moradores sobre a gestão dos resíduos sólidos e o funcionamento da Usina de Tratamento de Lixo (UTL) também está no cronograma de ações.
Uma das novas responsáveis pela Sala Verde, a engenheira ambiental Luana Hermes comenta que as primeiras ações são de planejamento e ambientação sobre as estratégias do município. “Já atuávamos de forma voluntária aqui em Estrela, através do Instituto Lixo Zero Brasil e da Recic”, destaca. Ela atuará junto com a sócia Aline Hedlund no comando do espaço.
Entre as tarefas está aumentar o índice de reciclagem no município. “Temos que elaborar novas atividades e projetos para tentar melhorar cada vez mais a separação e destinação dos resíduos”, acrescenta. Para isso, ela entende como fundamental um trabalho conjunto. “Precisamos que todos se desafiem a melhorar os seus hábitos no dia a dia.”
Representação regional
As gestoras são embaixadoras do Lixo Zero Vale do Taquari, braço do instituto na região. A articulação do grupo fez a “Semana Municipal Lixo Zero” ser oficializada como política pública socioambiental. Os últimos dias de outubro passaram a ser destinados à discussão e conscientização sobre a temática dos resíduos sólidos em Estrela.
Ação no fim de semana
A Sala Verde organiza para o sábado, 10, uma atividade no calçadão da rua Fernando Abott para levar ao público a dinâmica do chamado “caminho do lixo”, com orientações sobre como separar os resíduos e indicação dos dias de coleta no município. Além disso, serão recolhidas lâmpadas e pilhas ao longo da manhã.
Dia D no calendário
Um projeto que inclui as ações do “Dia D – Descarte” no calendário de eventos do município foi aprovado no fim de novembro. A dupla à frente da Sala Verde já atuava nas outras edições, que iniciaram em 2021. Neste ano, foram duas ações, que recolheu mais de 250 lâmpadas, 160 litros de óleo de cozinha usados, 230 quilos de vidros e mais de meia tonelada de eletrônicos e pilhas.