Jornal Nova Geração

Opinião

Fábio Kuhn

Cinco lagoas para conhecer no Vale do Taquari

Lagoa Armênia

Essa provavelmente é a mais popular das lagoas da região. Está localizada no coração de Taquari e se apresenta como cartão-postal da cidade, além de sediar eventos importantes como o Natal Açoriano em Terra Gaúcha. O que chama atenção nesse destino é a boa estrutura. A lagoa é circundada por uma calçada ideal para as caminhadas. Tem bancos à sombra das árvores, praça e academia ao ar livre. Patos e outras aves vivem no local, proporcionando contato com os animais.

Lagoa da Garibaldi

O destino de Encantado ganhou importância por ficar a caminho do Cristo Protetor. Também apresenta uma estrutura invejável, com churrasqueiras e mesas para almoço em meio à natureza. Ainda dispõe de água potável e acesso à energia elétrica. Outro diferencial é a quilométrica pista de caminhada ao lado da lâmina d’água. Esse ponto também conta com pequenos animais que deixam o ambiente ainda mais simpático. O acesso pode ser feito das 7h às 20h.

Lagoa do Tico Tico

Atrativo natural está localizado a cerca de 10 quilômetros do centro de Westfália, na Linha Paissandu. Trata-se de um lago cercado por muita mata verde. Um destino que preserva suas características naturais. Não há estrutura nesse local, apenas espaços improvisados com churrasqueiras e áreas para acampamentos. Tem trilhas ecológicas que passam ao lado da água e no meio da floresta. A área é privada e deve ser visitada com responsabilidade. Jamais deixe seu lixo na natureza.

Lago Verde

O Lago Verde se apresenta como um destino de natureza ainda preservada a poucos quilômetros do centro de Ilópolis. Uma estrada passa envolta do lago, proporcionando acesso fácil em vários pontos especiais desse lugar. Também é um destino sem estrutura, mas de exuberante. Tem várias trilhas naturais em meio aos ervais ou araucárias e cenários incríveis para fotografias. Próximo dali está localizado um gastropub que adotou o nome do ponto turístico.

Lagoa da Barragem

O atrativo natural fica a poucos quilômetros do Parque da Usina de Putinga em trecho de estrada de chão. É um ponto sem nenhum tipo de construção, apenas o que a natureza tem a oferecer: muito verde e paisagens sensacionais. Próximo dali é possível acessar a antiga tubulação que levava a água do lago até a usina, processo responsável pela geração de energia no passado. Uma verdadeira aventura pela história e geografia de Putinga.

Leia mais colunas:

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.