Jornal Nova Geração

ESTRELA

Linha Figueira prepara festa anual e organiza procissão

Neste ano, a passagem da imagem de Nossa Senhora será por terra, diferente do que ocorreu em 2023, quando foi pelas águas do Taquari. Festejos terão a participação da equipe do Jornal NG, em mais uma edição do projeto Caravana Conexão

Igreja na Linha Figueira completa 45 anos de construção no dia da festa da comunidade (Foto: Jhon Willian Tedeschi)

A comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, na Linha Figueira, promove a festa anual neste domingo, 4. Junto à comemoração, ocorre mais uma edição do Caravana Conexão NG, a segunda em 2024. A comissão organizadora estima a presença de cerca de 300 pessoas na celebração, que será aberta com procissão e missa. A programação começa às 9h30.

Um grupo de moradores e ex-moradores retomou as atividades há seis anos, com a reforma da igreja e do salão. “Recebemos o salão com feno e tratores dentro, não tinha forro e o piso estava danificado. Na missa de retorno, tiveram que colocar balões no piso de madeira para evitar acidentes”, lembra o vice-tesoureiro Sílvio Schilling.

A data dos festejos também marca o aniversário de 45 anos da construção da nova igreja. Schilling lembra que o templo original era construído em madeira. “E o desenho da torre, em direção à cruz, faz referência a proa de um barco”, acrescenta. Em outros tempos, o transporte era feito via fluvial, pelo Rio Taquari, do qual a comunidade é ribeirinha.

Da mesma forma ocorria com a procissão, feita mais curta, entre Figueira e Arroio do Ouro. Depois que a comunidade foi desativada, os integrantes da localidade vizinha quiseram ficar com a santa. “Compramos uma nova imagem e trouxemos o bispo para celebrar a primeira missa”, diz o membro da diretoria.

Em 2023, a procissão foi pelas águas do Taquari, desde o Parque da Lagoa até a Barragem Eclusa, em Bom Retiro do Sul, e a imagem de Navegantes retornou até a Linha Figueira por terra. Este ano, após as inundações que levaram muitas coisas da comunidade, o uso do rio foi proibido, e a procissão será terrestre.

Caravana

Junto ao tradicional almoço, ocorre a 15ª edição do Caravana Conexão. A iniciativa do Jornal Nova Geração busca integração com a comunidade por meio de brincadeiras e entrega de brindes ao público. A equipe do jornal se faz presente, junto dos patrocinadores, e participa das atividades e dos sorteios.

Sobre a festa

Diferente do que ocorre em outras festas comunitárias, os integrantes não preparam o almoço. Será contratado um buffet, que servirá além do churrasco e de nove tipos de salada, salada de bucho como acompanhamento. O cartão custa R$ 45,00 e cerca de 70% foram vendidos de forma antecipada. A animação da festa fica por conta de Jardel e Cia., de Estrela.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: