Jornal Nova Geração

ESTRELA

Lanternas flutuantes serão lançadas no Rio Taquari

A ação ocorre no dia 27 de dezembro, a partir das 19h, junto ao Parque da Lagoa

Crédito: Divulgação

O Rio Taquari irá ficar mais iluminado na noite do dia 27, a partir das 19h. Também será o espaço para concentração de milhares de pedidos para 2023.  A “Lanterna dos Desejos”, uma ação inédita na programação do Natal em Estrela, pretende lançar, dentro de área limitada do rio, junto ao Parque da Lagoa, centenas de lanternas iluminadas que levarão os desejos e mensagens da comunidade referentes ao novo ano. A promoção é da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel), com apoio da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis),

A ação idealizada pelas servidoras da Setcel, Bruna Geller e Daniela Diese, foi inspirada em países como a Tailândia. Na nação asiática, as lanternas são  soltas em rios e lagos, em uma espécie de barquinhos (“Loy Krathong”), apesar das mais populares serem as que sobem aos céus (“Yi Peng”), naquele que já se transformou em um dos eventos mais populares do país.

Confecção e pré-prontas

Ao todo serão 200 lanternas. Cem delas estão sendo entregues, desmontadas, para diversas pessoas da comunidade, também empresários, lideranças, entidades como também apoiadores do Natal em Estrela. Outras cem estarão disponíveis para a comunidade em geral, no Parque da Lagoa, no dia do evento, para as pessoas que forem prestigiar a celebração e também desejarem participar, igualmente enfeitando e lançando as lanternas no rio.

Segundo Bruna Geller, uma forma de reunir as pessoas em torno de uma celebração muito bonita e que pode também em Estrela se tornar uma tradição. “A proposta é que as pessoas, na correria do dia a dia, parem um pouco para montá-las, o que é muito fácil, quem sabe em um momento de integração com suas famílias e colegas de trabalho, e aproveitem para enfeitar, desenhar, escrever mensagens e desejos para 2023 no papel/corpo destas lanternas”, explica.

“As lanternas têm a base de madeira e o papel é biodegradável. Apenas como ainda é algo novo, preferimos facilitar um pouco e assim as velas que irão iluminá-las são estas de enfeite, encontradas em lojas. Por isso também vamos limitar a área no Parque da Lagoa onde elas serão soltas, com uma barreira de contenção, para que não sigam o curso do rio”, detalha. “Marcamos para as 19h, e assim que as pessoas forem chegando com as suas lanternas, ou as montando no local, vamos depositando na área delimitada. E no fim do evento iremos recolhê-las. Quem sabe, se o pessoal gostar, podemos evoluir nas propostas para as próximas edições”, comenta, com expectativa.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: