Jornal Nova Geração

ECONOMIA

Languiru orienta credores sobre Plano de Pagamento de Dívidas

Quitações seguem condicionadas à venda de ativos. Cooperativa estabelece regime diferenciado aos associados, com créditos para compras em supermercados, e a fornecedores essenciais

A cooperativa planeja renegociar débitos com credores que fornecem bens ou serviços (Foto: Arquivo NG)

A Languiru comunica aos credores as primeiras orientações referentes ao Plano de Pagamento de Dívidas. O procedimento faz parte da liquidação extrajudicial, aprovada em assembleia geral extraordinária em 18 de julho. Nos últimos dias, duas publicações nos canais oficiais da cooperativa dão conta das informações iniciais do processo.

O primeiro comunicado, publicado em 24 de julho, apresenta as condições do Regime Diferenciado de pagamento, direcionado aos Associados e Fornecedores considerados essenciais às atividades da organização. Como regra geral, todos os débitos existentes até 19 de julho estão suspensos, até a apresentação do Plano de Pagamento, o que está condicionado à venda de ativos.

Para os associados que mantêm a entrega de produção, será disponibilizado o valor de R$ 2 mil por mês em créditos para compra de mercadorias nos supermercados da Languiru, de forma a abater os valores utilizados do montante devido ao associado.

De acordo com o documento, a regra considera o “caráter alimentar voltado à subsistência daqueles produtores que continuam participando das atividades da cooperativa e se mantêm como associados ativos”.

Quanto aos fornecedores considerados essenciais para a manutenção das operações, a Languiru informa que poderá, “na medida das disponibilidades financeiras”, renegociar os débitos existentes com os credores que fornecem bens ou serviços necessários para as atividades. Estes, porém, precisam manter o fornecimento de forma ininterrupta.

A Languiru acrescenta que cada possibilidade de venda de ativos será analisada de forma pormenorizada, em conformidade com os devidos trâmites, ratificada pelo liquidante e pelo conselho fiscal. Todas as negociações devem ser objeto de prestação de contas em assembleia com os associados.

Relação de credores

O segundo documento, publicado nessa quarta-feira, 2, informa que está em elaboração a relação de credores e estabelece requisitos para o Plano de Pagamento da Liquidação. Estão sujeitos ao processo todos os credores com valores a receber até a data de 19 de julho (publicação da ata da assembleia no Diário Oficial da União).

Os procedimentos para habilitação e divergência de créditos, a serem apresentados pelos credores, serão repassados em comunicado específico, que ainda será divulgado junto com a relação de credores.

Os dois informes, assinados pelo liquidante, Paulo Birck, estão disponíveis no site da cooperativa. Ambos reiteram o compromisso da cooperativa em garantir a transparência a todos os associados e credores acerca do andamento da Liquidação Extrajudicial.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: