Jornal Nova Geração

NESTE DOMINGO

Justiça Eleitoral prevê pleito dentro da normalidade

Cartórios finalizam a logística para a votação deste domingo. Conforme autoridades, há menor preocupação sobre crimes eleitorais e mais atenção às filas e ao movimento nas seções. Justiça orienta cidadãos a evitar horários de pico e conferir local do voto

Equipe de trabalho da 21ª Zona Eleitoral, com sede em Estrela, terá cerca de 600 pessoas durante as eleições (Foto: Jhon Willian Tedeschi)

A preparação para o momento mais importante na democracia do país chega a reta final. Neste domingo, 2, mais de 41 mil pessoas estarão aptas a votar na região de abrangência da 21ª Zona Eleitoral, que compreende os municípios de Bom Retiro do Sul, Colinas, Estrela e Fazenda Vilanova. Com quase 2,7 mil eleitores, Imigrante faz parte da 125ª Zona Eleitoral, com sede em Teutônia.

O local na microrregião com o maior número de eleitores é a Escola Estadual Jacob Arnt, no Centro de Bom Retiro do Sul, com 2.505 eleitores. Por outro lado, apenas 104 pessoas votam no Centro Comunitário da Linha Ano Bom Alto, em Colinas.

No Cartório Eleitoral de Estrela, as 137 urnas eletrônicas receberam a inserção dos dados de eleitores e candidatos, no chamado procedimento de carga. Cada urna corresponde a uma seção, enquanto 16 equipamentos poderão ser utilizados em caso de necessidade. Ao todo, cerca de 600 pessoas trabalharão durante a eleição, entre mesários e funcionários da Justiça Eleitoral.

Os testes foram feitos ao longo da semana, com a auditoria e ligação das urnas e das impressoras. O chefe do cartório, Sandro Ferrari, conta que nas eleições de 2020 apenas uma urna precisou ser substituída. “O parque de urnas está sendo renovado, então a tendência é que tenha ainda menos ocorrências. Isso não é uma preocupação para esse ano”, garante.

Mudanças nas seções

Três locais de votação em Estrela foram alterados desde as eleições de 2020. O prédio da Sociedade Alto da Bronze foi desativado e as seções 006 e 082 estarão na Emef Cônego Sereno Hugo Wolkmer, no bairro Auxiliadora, enquanto o Clube Esportivo Tamoio, na Linha Geralda, por ter um número de eleitores muito pequeno, teve a seção 012 (antiga seção 051) transferida para o Clube Esportivo Geraldense.

Outros locais tiveram alteração nas numerações, para que não ficassem repetidas dentro da zona eleitoral. “Essas seções não saíram do lugar. Foi uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), porque não poderiam existir seções com o mesmo número na mesma zona”, pontua o chefe do cartório. Estas situações foram verificadas em 20 seções de Bom Retiro do Sul e Fazenda Vilanova.

 

Painéis para direcionamento

Para evitar confusões no dia da eleição, o Cartório Eleitoral colocará cartazes com um QR Code, que vai direcionar a um site onde o eleitor poderá verificar a seção onde deverá ir. “Vamos fazer isso pela primeira vez. A página vai dizer o número da seção e o endereço onde votar, com as informações do nome do eleitor e número do título”, explica Ferrari.

Voto fora dos “horários de pico”

O que pode gerar algum transtorno nos locais de votação são as filas, conforme o chefe do cartório, uma vez que são cinco cargos a serem votados. “Recomendamos sempre que o eleitor não vá no primeiro horário, porque é o momento com a maior quantidade de pessoas tentando votar, entre 8h e 10h.” Para ele, os melhores períodos são próximo ao meio-dia e no início da tarde.

“Eleição menos próxima da comunidade”

A preocupação com crimes eleitorais, na comparação com a eleição de 2020, é menor. Ferrari diz que em eleições gerais a campanha mais difundida diminui a possibilidade desse tipo de ocorrência. “Na eleição municipal acontecem mais representações por propaganda irregular, boca de urna ou transporte de eleitores. A geral é um pouco mais raro, por ser uma eleição mais próxima da comunidade.”

Formas de justificar

A maioria dos questionamentos que chegam no cartório são sobre a justificativa. São três maneiras de justificar o voto: ir a uma seção eleitoral e preencher um formulário, fazer de forma digital pelo aplicativo e-Título, ou após o dia da eleição, a pessoa terá 60 dias para fazer o processo, mediante apresentação de documento que justifique a ausência. “Isso é uma dúvida muito comum aqui”, finaliza Ferrari.

Regras na Eleição 2022

PERMITIDO

  • A manifestação individual, espontânea e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação, federação e candidato, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos, adesivos e camisetas;
  • Levar uma “cola”, contendo nome e número dos candidatos escolhidos, para facilitar na hora do voto.

PROIBIDO

  • Levar telefone celular, máquina fotográfica e filmadoras para a cabine de votação;
  • Distribuição ou realização de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou candidatos, incluindo caminhadas, carreatas ou circulação de carros de som;
  • Aglomeração de pessoas vestidas de forma padronizada, com bandeiras, adesivos, entre outros, até o término do horário de votação;
  • Derrame de material de propaganda no local de votação ou em vias próximas;
  • Uso de vestuário ou objetos que caracterizem propaganda, por parte de pessoas que trabalhem na eleição;
  • Publicação ou impulsionamento de conteúdos na internet pelos partidos ou candidatos.
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: