Jornal Nova Geração

OPINIÃO

Jogos Escolares: Um patrimônio de Estrela

"O esporte escolar promove a socialização, o trabalho em equipe, a cooperação, a liderança e o respeito às regras”

Não há dúvida que o esporte escolar é fundamental na formação da criança e do adolescente, pois proporciona benefícios físicos, sociais e psicológicos. Do ponto de vista físico, a prática esportiva ajuda a desenvolver habilidades motoras, aumentar a resistência física, melhorar a coordenação motora e fortalecer a musculatura.

O esporte escolar promove a socialização, o trabalho em equipe, a cooperação, a liderança e o respeito às regras. Essas habilidades são fundamentais para a formação de um cidadão consciente e responsável, capaz de conviver em sociedade de forma harmoniosa.

Já do ponto de vista psicológico, contribui para a autoestima, autoconfiança e redução do estresse, além de promover o senso de realização e superação pessoal, e outros inúmeros benefícios.

Em Estrela, temos o privilégio de, há décadas, promovermos os Jogos escolares, nas mais diversas modalidades, futebol, futsal, vôlei, basquete, handebol, atletismo, xadrez, natação, tênis de mesa e caçador, envolvendo todas Escolas, da rede pública e privada

E tem muita história, desde os jogos, promovidos pela extinta (UMESE), aos saudosos Jogos da Independência, que aconteciam em setembro, comemorativo à semana da pátria. Da década de 90, até os dias atuais, já se vão mais de 30 anos de um evento esportivo que marcou muitas gerações.

Os Jogos da Independência eram disputados durante uma semana, no extinto ginásio Oscar Chaves Garcia, em uma “overdose” de jogos, com público de fazer inveja a muitas competições oficiais. Era espetacular, a quadra fervia, com disputas extraordinárias, que guardo na memória até hoje.

O tempo passou, as instituições mudaram, o mundo mudou, sobrou o saudosismo, de uma época que não volta mais: Jogos noturnos, que muitas vezes se estendiam até passado da meia-noite, presença dos pais nas arquibancadas (o horário permitia), torcidas organizadas…coisas inimagináveis nos dias de hoje!

Felizes os que tiveram oportunidade de “viverem” os Jogos da Independência.

Mas os Jogos Escolares persistem! Firmes! Esta semana, na Câmara de vereadores, foi lançada a edição de 2023. Promovida pelo Governo de Estrela, através da Secretaria de Turismo Esporte e Lazer, serão 17 Escolas de toda rede do Município, com previsão de mais de 1800 atletas, dos 5 anos até 17 anos.

Certamente, muitos desses alunos são filhos de pais que vivenciaram os Escolares na sua época de alunos e entendem a grandiosidade desta competição e quão importante é para a formação de seus filhos.

Os Jogos escolares já são patrimônio de Estrela, fazem parte da formação de muitos jovens. Que tenham muitas décadas de vida, proporcionando momentos inesquecíveis para muitas gerações, contribuindo para a formação de cidadãos. A sociedade agradece!

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: