Jornal Nova Geração

Conteúdo Patrocinado

Invista para conquistar seus objetivos de vida

Sicredi Ouro Branco orienta sobre o que fazer antes de optar por um investimento e alerta sobre importância de ter objetivos claros

No Sicredi Ouro Branco, além da rentabilidade do seu investimento, há participação na distribuição de resultado da Cooperativa (crédito: divulgação)

Investir é uma decisão inteligente e dar esse passo não é tão difícil quanto a maioria das pessoas imagina. Mas, antes de fazer aportes, é necessário estudar o mercado e aprender a distinguir o que são realmente oportunidades de investimentos e boas aplicações financeiras para não cair em ciladas.

O Assessor de Negócios do Sicredi Ouro Branco, Diego Ricardo Dullius, orienta sobre o que levar em consideração antes de optar pelos diferentes tipos de investimentos e destaca a importância de cada um se conhecer e ter objetivos claros. Isso é relevante, pois não existe uma fórmula pronta ou um ranking de investimentos definindo qual o melhor.

ENTREVISTA:

1 – Saber “qual o melhor investimento hoje” é sempre uma dúvida. Para quem está iniciando no mundo das finanças, quais devem ser os primeiros passos?

Diego Ricardo Dullius – Quando se fala em investimentos, é fácil achar várias informações na internet, mas difícil é saber se a informação está correta ou se encaixa no meu perfil. Para quem está iniciando ou mesmo para quem já possui investimentos, o indicado é possuir uma reserva de emergência que, como o próprio nome diz, aquela que você utilizará em caso de alguma necessidade. Para este tipo de investimento, não é indicado exposição ao risco, sendo a renda fixa uma boa opção para esta reserva. Indica-se uma reserva de emergência de, pelo menos, 36 vezes o seu custo de vida mensal.

2 – Quanto de dinheiro é preciso para começar a investir?

Dullius – Ao contrário do que muita gente pensa, para começar a investir não é preciso ter altos valores. No Sicredi, por exemplo, a partir de R$ 50 já é possível iniciar uma reserva.

3 – Dos investimentos disponíveis, quais os mais recomendados a curto, médio e longo prazos?

Dullius – Quando olhamos para objetivos de vida, é importante separar os tipos de investimentos. A reserva de emergência é um tipo de investimento de curto prazo e deve possuir liquidez, ou seja, o dinheiro deve estar livre para utilizar a qualquer momento. Já os objetivos de médio prazo, como uma viagem, podem conter algum tipo de carência a fim de entregar uma rentabilidade um pouco maior, sendo que esta não estará disponível para saque a qualquer momento. Já quando planejamos o futuro, como a aposentadoria, por exemplo, estamos falando em um objetivo de longo prazo.

4 – A oscilação dos mercados econômicos e o fator político sempre preocupam. Das opções de investimentos, quais as menos arriscadas?

Dullius – Os riscos fazem parte do nosso cotidiano. Contudo, podemos controlar uma parte deles. Os fatores econômicos e políticos afetam o nosso país, e acabam interferindo na taxa de juros, conhecida como Selic. Para manter a estabilidade dos investimentos, é recomendado procurar por produtos de renda fixa. Neste tipo de investimento, sabemos exatamente quanto terá de remuneração sobre o valor investido, sendo ele uma taxa fixa ou acompanhando algum indexador de mercado. Este cenário ajuda a diminuir o risco e é indicado para quem busca segurança na hora de investir.

5 – Como a taxa Selic impacta no meu investimento?

Dullius – A taxa básica de juros no país, a Selic, regula o custo do dinheiro no mercado, ou seja, ela influencia na taxa de juros dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras. Para quem está investindo, a taxa Selic alta traz maior rentabilidade para os investimentos.

6 – Quais as opções de investimentos que o Sicredi Ouro Branco disponibiliza? E no que eles se diferenciam?

Dullius – O Sicredi possui um portfólio de produtos de investimento amplo e moderno para atender aos diversos perfis de investidores, desde o mais conservador até o mais arrojado, que busca diversificação de negócios. Contamos com produtos com isenção fiscal para pessoa física, voltados ao agronegócio, e produtos de fluxo de caixa e investimentos de longo prazo para pessoa jurídica. Nosso portfólio conta com RDC (Recibo de Depósito Cooperativo), LCA, Fundo de Investimento, e até produtos de investimento em moeda estrangeria (cambial). No Sicredi, além da rentabilidade do seu investimento, você recebe uma remuneração extra, pelo fato de participar da distribuição de resultado da Cooperativa.

“O Sicredi possui um portfólio de produtos de investimento amplo e moderno para atender aos diversos perfis de investidores, desde o mais conservador até o mais arrojado, que busca diversificação de negócios.” Diego Ricardo Dullius, Assessor de Negócios do Sicredi Ouro Branco

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: