Jornal Nova Geração

FAZENDA VILANOVA

Internet banda larga chega a comunidade do interior

Localidade de Três Irmãos começa a receber fios de fibra óptica

Cerca de 25 famílias de Três Irmãos, interior do município, vão ter acesso mais rápido à internet. A localidade, que atualmente tem cobertura precária de sinal de telefonia móvel, recebe uma nova rede de fios de fibra óptica. O dia 30 de março é o prazo para a provedora BRNet concluir o serviço.

Conforme o subgerente Brayam Thomaz, a fibra óptica é o que tem de melhor em internet, pois não traz perdas e nem oscilações. No entanto, é um serviço difícil de chegar em muitas lugares, pois geralmente há um custo alto para construir. “Ainda mais em interiores que dependem de projetos com a concessionária de energia elétrica. Estamos ampliando nossas redes e dando mais atenção aos clientes do interior”, afirma.

Auxílio

Conforme o prefeito Amarildo Luis da Silva, a administração municipal trabalha para viabilizar o acesso à internet por meio do diálogo entre a comunidade e a empresa. Desde 2021 já foi instalado fibra óptica em Arroio do Pau, Santana, Posses e agora Três irmãos. Em breve serão atendidas as famílias de Fazenda Juliana e Boa Vista. “Em tempos de inclusão digital é imprescindível o acesso à internet nas comunidades do interior para trabalho, estudo e lazer. Aos agricultores, o serviço também auxilia com a Nota Fiscal Eletrônica”, reforça.

Grande expectativa

Policial militar aposentado, Armando Marques Duarte, 56, mora há quase 30 anos em Três Irmãos. Atualmente utiliza internet via satélite, a qual considera muito lenta e cara. “Não tenho muito conhecimento sobre a fibra óptica, mas estou com grande expectativa para começar a usar. Tenho dificuldade com essa instalada em casa, então espero que agora vai melhorar”, frisa.

Número de acessos aos principais serviços de telecomunicações em Fazenda Vilanova, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O município tem uma população estimada de 4,6 mil pessoas.

• Acessos a banda larga fixa – 490;
Densidade: 10,6 acessos/100 hab.

• Acessos a telefonia móvel – 2,9 mil;
Densidade – 62,4 acessos/100 hab.

• Acessos a TV por assinatura – 0,2 mil;
Densidade – 4,7 acessos/100 hab.

• Acessos a telefonia fixa – 0,1 mil;
Densidade: 3 acessos/100 hab.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: