Jornal Nova Geração

Infraestrutura: Estado assume compromisso com demandas do Vale

Em assembleia virtual da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), na tarde de quinta-feira, o Governo do Estado assumiu compromisso com demandas da região. A reunião, coordenada pelo presidente da Amvat, prefeito Paulo Kohlrausch, contou com a participação do secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, e do diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Luciano Faustino. “Sabemos da potencialidade da região. Temos conversado muito com governador sobre a importância de investimentos no Vale do Taquari. Nos últimos 12 meses, acredito que foram R$ 50 milhões. Sabemos que muitos aguardam investimentos, mas podem ter certeza de que terão os investimentos”, garantiu o secretário Juvir Costella aos prefeitos e lideranças.

O diretor-geral do Daer reforçou as colocações do secretário. “Estamos trabalhando no planejamento para o restante do ano. O Vale está na pauta e, conforme o volume de recursos, vamos dimensionar o trabalho. No planejamento do Daer, junto ao governo, o Vale com certeza será atendido”, afirmou. Os representantes do governo estadual receberam várias demandas dos prefeitos, principalmente em relação à manutenção e melhorias nas rodovias. Os problemas decorrentes do acidente na ponte sobre o Arroio Boa Vista, na BR-386, foram pauta de diversas manifestações, e Costella informou ter solicitado estudo para uma alternativa – novo traçado e ponte – para a rodovia.

Faustino acrescentou que o governo vai lançar um novo plano de convênios para obras de pavimentação urbana nos municípios. “Este edital está sendo preparado”, adiantou. Segundo ele, os prefeitos poderão encaminhar propostas, mas fundamentalmente é preciso que já preparem projetos. “Seguramente o Vale será contemplado com muitos destes convênios”, disse. Já o secretário Costella enfatizou que todos os pleitos – os quais serão encaminhados por meio da Amvat à Secretaria dos Transportes e Daer – terão seu encaminhamento, gradativamente, construindo o que é importante para a região.

O presidente Paulo Kohlrasch destacou que o objetivo da reunião é estreitar relações, criando uma maior proximidade entre os  governos municipais e do Estado, consolidando e fortalecendo  esta relação. “Sabemos que não há recursos para tudo, mas para o que é mais urgente e necessário. Queremos trabalhar em conjunto para buscar soluções para a região”, assinalou Kohlrausch. A Amvat, segundo ele, vai encaminhar um documento à Secretaria dos Transportes e Daer com as demandas apresentadas pelos municípios. Além da situação decorrente do acidente na BR-386, alguns pleitos apresentados foram a manutenção da ERS-332, de Encantado a Soledade; conclusão dos acessos ligando Arroio do Meio a Travesseiro e a Capitão, construção de rótulas e melhorias em geral nos acessos aos municípios. Além de prefeitos ou seus representantes, também participaram da assembleia lideranças do Codevat, Associação dos Vereadores do Vale do Taquari e Amturvales.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: