Jornal Nova Geração

FAZENDA VILANOVA

Infraestrutura e educação são prioridades em Vilanova

Prefeito Amarildo da Silva faz balanço das realizações do governo durante a primeira metade do mandato. Gestor ainda destaca esforço para atrair novas empresas, fortalecer agricultura e impulsionar o turismo rural

Prefeito destaca instalação de empresas às margens da BR-386 (Foto: Divulgação)

Investimentos na infraestrutura e na agricultura são o foco da administração municipal nos próximos dois anos de gestão. Ao chegar na metade do mandato, o prefeito Amarildo da Silva destaca as negociações para instalação de novas empresas às margens da BR-386, pavimentações na área urbana, ampliação da Unidade Básica de Saúde e foco no turismo rural. Entre os principais desafios, a alfabetização de alunos dos anos iniciais.

Como forma de atrair investimentos para as vias lindeiras de Fazenda Vilanova, o chefe do Executivo planeja transformar as margens da rodovia federal e da ERS-128 em perímetro urbano para desburocratizar as negociações. Segundo ele, a iniciativa deve ser efetivada ainda em 2023. Outro objetivo da administração é a construção de um distrito industrial.

“O espaço é próximo à Via Láctea. Queremos iniciar os trabalhos para deixar pelo menos o projeto da área pronto. É uma oportunidade para os nossos pequenos empresários, outros empreendimentos que também queiram se instalar ali, bem como para a geração de empregos em Fazenda Vilanova. É uma área de mais de 11 hectares”, aponta o prefeito. Silva também ressalta a construção dos loteamentos populares. Segundo ele, o projeto da obra aguarda autorização.

Educação é prioridade

Um dos grandes desafios desde o início da pandemia de Covid-19, elevar a qualidade do ensino, principalmente das séries iniciais, requer estratégias além da grade curricular. Como forma de trabalhar a alfabetização no Ensino Fundamental, a Secretaria de Educação planeja oficinas de leitura para o início do ano letivo.

“Estamos trabalhando a questão da alfabetização na hora certa. Por isso queremos implantar a hora do conto. É uma estratégia para fazer com que elas gostem da leitura. O maior investimento que queremos deixar é na Educação”, explica Silva. O prefeito também destaca reformas nas escolas da rede municipal, bem como a construção da biblioteca do município, que deve ser finalizada até o fim de fevereiro.

O prédio de 400m² também vai abrigar a sede do Centro Municipal de Atendimento Especializado à Criança e Adolescente (C-MAE), que atende cerca de 250 crianças, e o Telecentro. A administração municipal também disponibiliza transporte para os alunos que estudam em Fazenda Vilanova, bem como aos que fazem cursos técnicos ou superiores fora da cidade.

Terra de agricultura

Atualmente, cerca de 81% da arrecadação do município é proveniente do produto primário. Devido a isso, o chefe do Executivo destaca os investimentos feitos na área, como construção de aviários e chiqueiros. “Temos terras férteis e planas que garantem esse retorno à cidade. Por isso, a tendência é que sejamos voltados à agricultura, com aplicações em creches para leitões e engorda de frango e porco”, afirma o prefeito.

Além disso, a administração também atua no incentivo às iniciativas privadas, como a duplicação de granjas, com investimentos de mais de R$ 15 milhões, e na preparação dos agricultores para produção de produtos orgânicos, para que sejam utilizados no turismo rural, bem como para fortalecer a agricultura familiar. Como forma de impulsionar este segmento, o município dá início às pavimentações nas zonas rurais.

Além das promessas de campanha para asfaltamento no interior, ruas da zona urbana também foram pavimentadas ao longo dos anos. Segundo o prefeito, além de manter a cidade embelezada e acolhedora, vias em bom estado de conservação tornam o município competitivo.

Saúde e atendimentos

Em 2022, o município custeou 25 cirurgias eletivas, com o custo de R$ 300 mil. Além disso, o atendimento às especialidades médicas na Unidade Básica de Saúde também foi ampliado. O prefeito destaca que hoje, a fila de espera para atendimentos e procedimentos está dentro da normalidade.

“Disponibilizamos exames laboratoriais, ultrassonografias, ressonâncias, entre outros procedimentos, bem como fraldas e medicamentos no posto de saúde. No último ano, foram disponibilizadas cerca de 27 mil consultas para uma população de quase 4 mil habitantes”, aponta o chefe do Executivo. O município também possui veículos para transporte dos pacientes.

Turismo rural

Com grande tendência à agricultura, a administração municipal foca no turismo rural como forma de expandir o segmento na cidade. Para isso prepara roteiros e empreendimentos para receber turistas e visitantes. Já foram feitos ao longo de 2022 passeios ciclísticos e caminhadas pelas vias rurais. Além disso, empreendedores locais idealizam a comercialização de produtos orgânicos, bem como preparam locais históricos, como a Casa da Fazenda Jualiana.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: