Jornal Nova Geração

TEUTÔNIA

Indicador federal evidencia evolução nos serviços de atenção primária em saúde

Município saltou de uma nota 6,6 no segundo quadrimestre de 2021 para 9,5 após dois anos

Envolvimento das equipes e buscas ativas contribuíram para o resultado. Crédito: Jhon Willian Tedeschi

Ações voltadas à prevenção em diversas especialidades da saúde colocam Teutônia em posição de destaque no Programa Previne Brasil. Em três anos, o desempenho foi de 6,6 para 9,5. A melhoria nos números revelam maior atenção ao atendimento primário, com objetivo de preservar a saúde das pessoas, além de ações e projetos para aos moradores.

O planejamento e a participação das equipes são atribuídas pelo secretário da Saúde Juliano Körner como razões para o melhor índice do município. “Conseguimos que as equipes se envolvessem mais, se preocupassem mais e registrassem mais tudo o que fazemos na atenção básica. Estamos com um resultado muito positivo e estamos muito felizes com a nota.”

Alguns dos indicadores tiveram evolução a partir de medidas direcionadas a pontos críticos nas avaliações anteriores. “Um ponto muito importante aqui em Teutônia que estávamos muito abaixo, nem na metade, que era a questão do exame citopalógico, o pré-câncer”, acrescenta o gestor. Foi feita uma busca ativa com todas as mulheres que não fizeram o teste há no mínimo três anos.

O gargalo atual está no indicador da proporção de pessoas com hipertensão e diabetes, por consultas e exames ao longo do semestre. Körner aponta que a pandemia tirou dos pacientes a rotina de renovar receitas e verificar a condição das enfermidades. Nesta área, também está nos planos uma busca ativa desta parcela da população.

Fonte de recursos

O Previne Brasil serve como uma métrica para os recursos que os municípios recebem do Governo Federal, direcionados à atenção primária. “Servem para pagamento de médicos e procedimentos considerados nos indicadores”, diz o secretário. Ele acrescenta que o valor não aumenta, mas que se o município não vai bem na proporção dos índices, o montante é reduzido.

Körner conclui ao destacar a economia a médio prazo que o bom desempenho na prevenção proporciona. “Além de mais saúde à população, ter um trabalho estruturado reduz a necessidade de exames e procedimentos.”

Sobre o programa

O objetivo do Previne Brasil é aumentar o acesso e o atendimento nas unidades de saúde do Brasil. Os recursos incentivam a adesão a programas específicos, como o Saúde na Hora (ampliação do horário de atendimento nos postos de saúde), o Informatiza APS (Prontuário Eletrônico) e o Consultório na Rua (atendimentos médicos feitos para população em situação de rua), entre outros de grande importância ao cuidado da saúde da população brasileira.

Teutônia no Previne Brasil¹

Q2/2021 – 6,62
Q3/2021 – 6,84
Q1/2022 – 7,75
Q2/2022 – 7,92
Q3/2022 – 8,43
Q1/2023 – 9,16
Q2/2023 – 9,52

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: