Jornal Nova Geração

TEUTÔNIA

Hospital recebe certificação de qualidade em serviços

Título é concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que avalia rotinas, protocolos e indicadores nas instituições hospitalares. Auditoria final ocorreu nos dias 14 e 15 de agosto

Casa de saúde teve práticas avaliadas desde abril do ano passado, quando estipulou meta de receber acreditação (Foto: Divulgação)

Um dos principais títulos que atestam a qualidade em serviços de saúde foi entregue ao Hospital Ouro Branco (HOB) nessa sexta-feira, 6. O certificado da Organização Nacional de Acreditação (ONA) reconhece as boas práticas em ambientes hospitalares, mediante auditorias.

O processo de certificação do hospital de Teutônia iniciou em abril do ano passado, a partir do lançamento do projeto Acreditar, com o desenvolvimento de estratégias e ações para que o hospital recebesse a aprovação da ONA. A auditoria final ocorreu nos dias 14 e 15 de agosto e foi conduzida por quatro auditoras do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Grupo IBES), que faz esse tipo de atividades em organizações de saúde.

O Ouro Branco se torna o primeiro hospital de média complexidade do Vale do Taquari a conquistar a certificação. Foram avaliados cerca de 1 mil processos, rotinas e protocolos em todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos de gestão, estruturais, médicos e assistenciais.

O diretor-executivo da instituição, José Paulinho Brand destaca as parcerias para a obtenção do título, como o apoio estratégico da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (VTRP). Ele explica que o processo é feito de forma voluntária, a fim de promover a qualidade e a segurança da assistência no setor da saúde. “Dos 7,2 mil hospitais do país, somente 5,4% possuem certificado de acreditação e excelência comprovada”, acrescenta.

Benefícios da acreditação

Obter a acreditação da ONA oferece diversos benefícios para as instituições de saúde e para os usuários. Ela assegura que os serviços de saúde atendam aos mais altos padrões de qualidade e segurança e garante que os pacientes recebam cuidados de alto nível.

Além disso, a certificação contribui para a melhoria da gestão hospitalar e para o desenvolvimento de uma cultura de qualidade nas instituições de saúde. Ela incentiva a capacitação dos profissionais de saúde, e promove a atualização constante e o aprimoramento das práticas médicas.

Níveis da certificação

A acreditação é dividida em três níveis, cada um deles com critérios específicos e exigentes. O nível 1, chamado de “Acreditado”, atesta que a instituição cumpre os requisitos mínimos de segurança do paciente. O nível 2, “Acreditado Pleno”, exige padrões mais elevados de qualidade e gestão, enquanto o nível 3, “Acreditado com Excelência”, é o mais alto nível de certificação, destinado às instituições que demonstram excelência em seus serviços de saúde.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: