Jornal Nova Geração

INOVAÇÃO E SAÚDE

Hospital Ouro Branco aposta em parceria tecnológica

Associação com a Univates vai proporcionar ao hospital ter contato com startups e a iniciativas no campo da inovação em saúde. Primeiros produtos devem ser implementados na instituição no ano que vem

Associação com a Univates vai proporcionar ao hospital ter contato com startups e a iniciativas no campo da inovação em saúde. Primeiros produtos devem ser implementados na instituição no ano que vem (Foto: Divulgação)

O Hospital Ouro Branco (HOB) e a Universidade do Vale do Taquari (Univates) assinaram um contrato de associação externa, para que a instituição de saúde se torne a primeira integrante do Hub Saúde do Parque Tecnológico e Científico Univates (Tecnovates). O acordo foi oficializado durante a reunião mensal do Conselho de Administração da Associação Beneficente Ouro Branco (ABOB).

A parceria é fundamentada no conceito da Tríplice Hélice da Inovação, que promove a integração de empresas, governo e universidades. Juntos, os pilares formam uma rede de desenvolvimento, empreendedorismo e inovação sustentável, para fomentar a troca tecnológica, o compartilhamento de informações, a criação de empregos, o desenvolvimento de infraestruturas e a melhoria da educação da população.

Os benefícios imediatos dessa colaboração entre HOB e Univates incluem a participação em projetos inovadores na área da saúde e a captação de recursos de órgãos de fomento para o desenvolvimento do Hub Saúde. A iniciativa deve ser implantada em 2024, conforme projeto aprovado pela Financiadora de Estudos e Pesquisas (Finep).

O espaço pretende estimular o surgimento de novas startups e a formação de empreendedores dedicados às tecnologias para a área da saúde, além de oferecer suporte para o desenvolvimento de produtos e serviços, bem como o aprimoramento de processos.

Reposicionamento estratégico

José Paulinho Brand, diretor-executivo do HOB, afirma que o hospital se compromete em disponibilizar sua infraestrutura e equipe de profissionais para apoiar startups na validação de modelos de negócios e soluções na área da saúde. A criação do Núcleo de Inovação e Cultura Digital do hospital ampliou a busca por oportunidades de implantação de novas tecnologias.

Brandt conta que a parceria “caiu como uma luva” e é um “divisor de águas” para o Ouro Branco. A iniciativa não é inédita na instituição. “Outras duas startups, vinculadas ao Parque Tecnológico São Leopoldo (Tecnosinos), tem um trabalho para teste de produtos no hospital, um purificador de ar e uma pulseira com cerca de 15 indicadores dos pacientes.”

Novas propostas em saúde

A reitora da Univates, Evânia Schneider, destaca que a parceria é fundamental para construir propostas de inovação na área da saúde e em demais áreas interligadas com a instituição. O Tecnovates conta com mais de 100 empresas vinculadas, desde incubadas e residentes a associadas externas, criando um ambiente propício à colaboração e ao compartilhamento de boas práticas e tecnologias.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: