Jornal Nova Geração

NO BAIRRO BOA UNIÃO

Governo de Estrela confirma investimento de R$ 8 milhões em ponte

Estrutura de ferro de quase 70 anos será substituída por passagem de concreto. Após fase de estudos para o projeto, licitação será aberta no fim de janeiro. Sobrecarga no uso da passagem nas últimas semanas exigiu medidas restritivas no local

Departamento de Trânsito fez intervenções para aumentar a restrição nas últimas semanas de utilização da ponte sobre o Arroio Boa Vista. Crédito: Jhon Willian Tedeschi

Um dos acessos secundários e considerado ponto histórico será remodelado A ligação entre o bairro Boa União e a Linha São José, pela antiga ponte de ferro será substituída.

O prefeito Elmar Schneider confirma que a construção da nova passagem terá o valor de R$ 8 milhões e anuncia a abertura da licitação até o fim de janeiro. “Vamos retirar essa ponte de ferro, que não tem mais estrutura nem condições para passagem de caminhões e camionetes. No mundo de hoje não dá”, afirma o gestor.

Ele acrescenta que a reconstrução da passagem é estratégica, pois, além de ligar as localidades dentro de Estrela, também serve como acesso aos municípios de Colinas e Imigrante. Schneider cita a integração com o trevo construído na BR-386 como fator que facilitará o trânsito na região.
A nova ponte, de acordo com o planejamento do município, deverá ter ciclovia e passagem para pedestres. Serão duas faixas com largura de 3,5 metros, uma barreira rígida para proteção dos veículos, área para ciclistas com largura de 3 metros e uma calçada de passeio com 1,2 metro.

Projetos em andamento

A primeira etapa do processo de melhoria foi finalizado em novembro, após os estudos da área feitos por uma empresa contratada pelo governo. Foram procedimentos como sondagem do solo, análises ambiental e hidrológica, entre outros. A partir do relatório, a equipe desenvolveu o projeto técnico que servirá como base para a licitação.

No fim de novembro, foi contratada uma consultoria para preparar a remoção da ponte. A proposta inclui inspeção na ponte, desenvolvimento de sinalização para interditar a passagem de veículos, cronograma, entre outras medidas. Existe a possibilidade de reutilização da estrutura atual, mas esta questão deverá ser discutida após a retirada.

O engenheiro responsável, Douglas Velho, explica que o projeto considera critérios específicos para resguardar a área. “É necessário remover a ponte da forma correta para que não seja gerado um passivo ambiental e para garantir a segurança das pessoas envolvidas no processo, já que a ponte precisa se manter estável durante a desmontagem.”

Restrições no uso da ponte

Os últimos dias foram de sobrecarga na utilização da ponte, principalmente ao longo do período de Natal e Ano Novo. Para minimizar a situação, o Departamento de Trânsito fez duas intervenções no local. A primeira delas, foi a instalação de uma lombada portátil para reduzir a velocidade de quem atravessava pela ponte.

Também foram colocados dois blocos de concreto, com o objetivo de estreitar a pista e evitar o tráfego de caminhões. “Foi uma questão preventiva, pela restrição da ponte só comportar a passagem de um veículo por vez”, explica o coordenador do setor, Frederico Diehl.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: