Jornal Nova Geração

IMIGRANTE

Governo apresenta projeto para plano municipal de turismo

Aprovada pelos vereadores, proposta inclui 35 ações de médio e longo prazo

Durante a sessão desta semana, vereadores também aprovaram orçamento para 2023 (Foto: Karine Pinheiro)

O projeto que institui o Plano Municipal de Turismo (MPT) foi aprovado por unanimidade em sessão nessa quarta-feira, 19. O planejamento foi detalhado pelo secretário de Cultura, Desporto e Turismo, Charles Porsche, e pela presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Camile Bertolini.

A matéria destaca o setor de eventos, espaços culturais, locais com beleza natural, bem como apresenta propostas para locais de hospedagem e alimentação entre os atrativos turísticos. O secretário destaca que o plano é composto por 35 ações divididas em oito eixos. Entre eles, melhora da infraestrutura, como estradas e rede telefônica, empreendimentos de hotelaria e centro de atendimento ao turista.

“Temos um roteiro conhecido, mas nós estamos com muitos empreendedores novos querendo iniciar a trajetória nesta área. Para isso, estamos ao lado deles oferecendo oportunidades, treinamentos em parceria com o Sebrae, melhorando a nossa cidade, no embelezamento, no paisagismo e dando todo apoio necessário”, aponta Porsche.

A presidente do Comtur ressalta que Imigrante é o único município do Vale do Taquari que oferece experiências das culturas alemãs e italianas na mesma cidade e que esse é ponto forte a ser explorado. Ela também explica que as ações estratégicas são baseadas em métricas para desenvolver o segmento.

“Existem métodos que fazem com o turista retornar ao município em momentos distintos. Queremos que ele venha mais de uma vez e tenha experiências diferentes”, comenta Camila. Embora manter o turista na cidade seja uma meta, ela afirma que melhorar a infraestrutura para receber e alimentar bem os visitantes é a prioridade, como forma de valorizar o que já existe.

Orçamento para o próximo ano

A lei de diretrizes orçamentárias para 2023, que estabelece as metas da administração municipal, também teve parecer favorável. O orçamento previsto para o próximo exercício é de R$ 36,6 milhões. Até 2025, o valor estimado é de R$ 40,7 milhões.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: