Jornal Nova Geração

NOVO GABINETE

Gabriel Souza coordenará projetos estratégicos do governo do Estado

Vice-governador assume gestão de prioridades como o evento South Summit e o programa Qualificação de Professores

Na reunião do secretariado, Gabriel disse que os projetos que coordenará se conectam a um dos cinco eixos do plano de governo - Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG

Na primeira reunião do Conselho de Secretariado do governo do Estado, realizada na manhã desta quinta-feira,12, o governador Eduardo Leite anunciou a criação do Gabinete de Projetos Especiais, que ficará sob a coordenação do vice-governador Gabriel Souza. Inicialmente, o escritório reúne seis projetos estratégicos: South Summit, Qualificação de Professores, Primeira Infância, Jovem Aprendiz, Todo Jovem na Escola e Operação RS Verão Total.

“Todos os projetos estão conectados, de alguma forma, com os cinco eixos estabelecidos no nosso plano de governo. O objetivo é que possamos, por meio desse novo espaço, colaborar no empoderamento de algumas pautas, em especial naquelas relacionadas à prioridade número um para todos nós que é a educação”, explica Gabriel. Ele destaca ainda que assume o novo desafio a pedido do governador e que o objetivo é dar uma atenção especial aos temas prioritários do Estado neste primeiro momento.

Ao anunciar a nova tarefa do vice-governador, Leite destacou que o objetivo do novo gabinete é possibilitar que Gabriel coordene junto às secretarias relacionadas a cada programa a execução dele e o aprimoramento ou a criação de projetos, como é o caso da iniciativa que visa à formação de novos educadores. “O programa Qualificação de Professores, por exemplo, está sendo estruturado para que possamos, em parceria com as universidades, promover as competências e atrair novos alunos para a licenciatura”, detalhou o governador.

Sobre o Primeira Infância, a ideia é revisar e melhorar as ações e programas de proteção às crianças para combater a pobreza e garantir um futuro de mais oportunidades a elas. “Estudos mostram que a cada dólar aplicado nos primeiros seis anos de vida do indivíduo retorna até sete dólares para sociedade.  Porque é neste período que conseguimos promover uma formação melhor do ponto de vista emocional, comportamental e até biológico, já que o cérebro é desenvolvido nesta primeira fase”, argumenta Gabriel.

Projetos já existentes

South Summit: reconhecido como uma das principais plataformas mundiais de inovação e uma das mais importantes redes de ligações de alto valor entre os principais agentes do ecossistema para gerar negócios e detectar oportunidades. O Estado é correalizador do evento pelo segundo ano consecutivo. Em 2023, ele ocorre entre 29 e 31 de março no Cais Mauá, em Porto Alegre.

Operação RS Verão Total: uma de suas principais ações é a Operação Golfinho. Realizada entre dezembro e março, com uma série de atividades e serviços no litoral gaúcho.

Todo Jovem na Escola: o programa garante auxílio financeiro aos alunos da rede estadual no valor de R$ 150 mensais creditados no Cartão Cidadão da família. São atendidos estudantes de 15 a 21 anos, em um investimento total do governo do Estado de R$ 180 milhões até dezembro de 2022.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: