VALE DO TAQUARI – Quem antes fazia o trajeto entre Estrela e Lajeado em cerca de 15 minutos, viu o tempo saltar para duas horas – até três em horários de pico – devido ao bloqueio de uma das pistas após o acidente de sábado (leia quadro). A situação melhorou após uma das pistas, a menos afetada, ser liberada para veículos leves na terça-feira.
Porém, na próxima semana, os motoristas podem ter que enfrentar filas ainda mais demoradas. Isso porquê a concessionária CCR, que administra a BR-386, deve iniciar os reparos na pista, permitindo a passagem de veículos pesados. “Serão feitos reparos estruturais, incluindo o reforço de um dos pilares da estrutura. Poderá haver interdição de pista, porém, sem bloqueio total do tráfego. O fluxo poderá operar em sistema de pare e siga, quando uma das faixas é bloqueada para obras, enquanto o tráfego flui pela outra, de forma alternada”, informa a assessoria de imprensa do órgão.
A outra pista, que teve danos estruturais maiores, tem prazo de seis meses para ser reformada. A CCR, diferente do município, não cogita intervenção do Exército.
Nova pista e apoio às cidades
A concessionária descarta iniciar as obras da terceira pista na BR-386, que faz parte do plano de concessão. Sobre o possível apoio aos municípios que têm estradas alternativas como rota, a CCR diz que: “as rotas foram definidas com a PRF e demais órgãos competentes, levando em consideração a capacidade de tráfego das rodovias utilizadas, como opção a ERS-130, ERS-287 e ERS-453.”
Em Estrela, a Mesa Diretora da Câmara enviou ofício à CCR solicitando auxílio nos reparos necessários nas estradas municipais que servem de alternativas. O presidente da Casa, Ernani de Castro (MDB) (foto), cita que com o grande fluxo as vias do interior sofrem. “São estradas sem estrutura para esse fluxo. Seria vital essa parceria.”
A Cacis procurou o município para tratar sobre a busca de um novo acesso, que interligue as zonas urbanas das cidades perto do Rio Taquari. O município também trabalha na articulação para construção de uma ponte entre Estrela e Cruzeiro do Sul, assim como uma de concreto no lugar da atual, na São José com a Boa União.
Opção pela moto
Com o afunilamento da 386, os congestionamentos viraram rotina. Para evitar as grandes filas, Karine Link e o namorado Thierry Trindade, de Estrela, resolveram trocar o carro pela moto para ir trabalhar em Lajeado. “Eu fui segunda-feira de carro e demorei horas. De moto consigo cortar o trânsito e faço o trajeto em tempo normal”, comenta Karine.
Desvios
Veículos leves: passagem permitida pela BR-386. A ponte da São José, no Boa União, deve ser bloqueada já na manhã desta sexta-feira.
Veículos pesados: pela RSC-287, RSC-453 e ERS-130. Via pela Tangará permanece bloqueada (já era proibida a passagem de veículos pesados) e não é descartada a possibilidade de bloqueio da estrada da Linha Geraldo, que poderá ficar apenas para uso dos moradores.