Jornal Nova Geração

BOM RETIRO DO SUL

Festival de dança confirma datas e divulga regulamento

Nona edição do Dança Bom Retiro ocorre em 1, 2 e 3 de junho, juntos às festividades de aniversário do município. Organização espera cerca de 250 apresentações nos três dias de espetáculo. Em 2022, mais de 1,2 mil bailarinos subiram ao palco

Festival ocorre desde 2013 com o objetivo de oportunizar atividades às escolas do município que promovem a dança (Foto: Divulgação)

Considerado o maior festival de dança do Vale do Taquari, o Dança Bom Retiro já tem data confirmada. O evento ocorre nos dias 1, 2 e 3 de junho, junto à 3ª Expofeira, e deve reunir mais de 1,2 mil bailarinos em 250 coreografias. O espetáculo é uma das maiores iniciativas culturais do município e também responsável por movimentar a economia de Bom Retiro do Sul.

O regulamento com instruções para inscrição, grupos e detalhes sobre premiação foi divulgado pela organização nesta semana e as inscrições devem ser liberadas no mês de abril. No entanto, a comissão organizadora registra grande procura por informações. Segundo Iara Kartsch do Couto, integrante da organização, novos municípios manifestaram interesse em participar.

“Em 2022 tivemos municípios de fora do Vale participando. Neste ano, já recebemos a procura de Guaíba e Eldorado do Sul, que também não tinham participado. Também recebemos solicitações de grupos da região que não estiveram em edições anteriores. Percebemos que o evento vem em uma crescente muito grande. Queremos nos tornar referência estadual também”, afirma Iara.

A secretária de Educação e Cultura, Josi Görgen, destaca que as informações foram divulgadas um mês antes em relação à oitava edição. “Percebemos essa grande demanda em 2022, então é um tempo a mais para os grupos se organizarem e montarem suas coreografias. Isso auxilia na hora da inscrição, que pode ser feita com mais atenção”, aponta.

Neste ano, os dançarinos, a partir dos quatro anos, poderão explorar 12 modalidades de dança. Além de representar a cultura bom-retirense, a comissão acredita que o Dança Bom Retiro é uma oportunidade para fortalecer o segmento na região, visto que equipes de diversas regiões do estado se fazem presentes.

Após as apresentações, durante os três dias, ocorre a premiação das coreografias de cada categoria e modalidade. Cada equipe receberá um troféu e certificado. Melhor figurino, melhor coreografia, coreógrafo destaque, bailarino e bailarina destaque também serão agraciados ao fim de cada noite do espetáculo. O regulamento está disponível em www.bomretirodosul.rs.gov.br.

Surgimento

O primeiro Dança Bom Retiro ocorreu em 2013, idealizado por Lene Petry. O festival surgiu da necessidade de oportunizar atividades culturais para as escolas do município que promoviam atividades com dança. A edição registrou a presença de 247 dançarinos e 32 coreografias. Com crescimento exponencial, o evento foi suspenso durante o período de pandemia. No entanto, retornou em 2022 e registrou recordes de bailarinos, coreografias e público.

Programação

  • Dia 1, quinta-feira:
    Abertura – 19h
    Dança Especial
    Dança Terceira Idade
    Dança Estudantes
    Dança Gospel
    Entrega da premiação
  • Dia 2, sexta-feira:
    Abertura – 19h
    Danças Populares
    Ballet Clássico de Repertório
    Ballet Clássico Livre
    Jazz
    Entrega da premiação
  • Dia 3, sábado:
    Abertura – 19h
    Dança Contemporânea
    Danças Urbanas
    K-pop
    Estilo Livre
    Entrega da premiação
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: