Jornal Nova Geração

CARAVANA CONEXÃO

Festa da Rosa Mística espera mais de mil pessoas no Cristo Rei

Maior festa católica do município chega à 35ª edição. A Caravana Conexão também participa das celebrações com programa ao vivo

Domingo de celebrações começa com a missa na Igreja Santo Antônio, às 9h30min e conta com a Caravana NG (Foto: Arquivo NG)

As comunidades católicas de Estrela se reúnem no começo de agosto para celebrar a fé católica e a Nossa Senhora da Rosa Mística. A festa chega, em 2023, à sua 35ª edição, e deve mais uma vez lotar o Centro Comunitário Cristo Rei no domingo, 6.

Mais de mil pessoas são esperadas para a celebração, que tem mais de 30 pessoas a organizar o salão durante a semana. Além das mesas, carnes, saladas e doces, ocorre também o baile com a banda Bier Fest.

Antes da festa, a imagem da Rosa Mística passou por todas as capelas na cidade e na zona rural do município associadas à Paróquia Santo Antônio.

Um dos festeiros, Norberto Fell, afirma que o grupo foi surpreendido pela recepção festiva que tiveram nesses lugares. “Cada comunidade nos contou sua história. Soubemos da luta e do trabalho dos antepassados em estabelecer e manter viva aquela comunidade”, lembra.

Rosa Mística em Estrela

A Festa da Rosa Mística é considerada uma das mais importantes pela Paróquia Santo Antônio. A tradição se instalou no município na década de 80. O bispo Dom Jacinto Flach, na época, ganhou uma imagem da santa e doou à Igreja.

Em 7 de agosto de 1988, foi inaugurada a gruta com a imagem da Rosa Mística. Ela se tornou padroeira da comunhão entre a população de Estrela, e desde então, o primeiro domingo do mês de agosto é destinado às celebrações.

O Mistério das rosas

A Nossa Senhora da Rosa Mística teria se manifestado pela primeira vez para a enfermeira Pierina Gilli, que rezava o terço no quarto de um hospital, no ano de 1947, na Itália. Vestida com uma túnica púrpura, tinha três espadas cravadas em seu peito.

Cada punhal significava dores daquela época. Uma remetia a escassez de vocações de padres, religiosos e religiosas, outra representava os pecados mortais, e outra simbolizava os padres, religiosos e religiosas que cometeram a mesma traição de Judas para Cristo e a Igreja.

Em sua segunda aparição, mostrou-se de branco e com três rosas nos lugares das espadas, uma vermelha, uma branca e uma dourada. Daí veio o seu nome.

Caravana

Junto ao tradicional almoço, ocorre a décima edição do Caravana Conexão e transmissão do Fogo de Chão, apresentado por Claiton Miranda. A iniciativa do Grupo A Hora busca integração junto à comunidade com diversão e entrega de brindes ao público. A equipe do Jornal Nova Geração estará presente, junto dos patrocinadores, e participará com brincadeiras e sorteios.

Atividades como dança da cadeira e danças com bolinhas serão feitas ao longo da festa. Sorteios de cupons para assinatura do semanário, vales-compra no Imec Supermercados e brindes de Certel, Cresol, FB Net, Ortobom, Redemac Morelli e Cervejaria Prost Bier também ocorrem junto às brincadeiras, após o almoço.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: