Jornal Nova Geração

ANIMAIS EXÓTICOS

Extensão da área urbana interfere no habitat natural dos animais

Em Estrela, nas últimas semanas, um macaco bugio foi encontrado no Distrito Delfina, e uma cobra no Centro. Há registros também de morcegos e gambás que saem do habitat natural e passam a viver na zona urbana

Na semana passada, bugio foi encontrado no Distrito Delfina. Foto: Divulgação

A lista de espécies de animais que existem no Vale do Taquari é extensa. Há uma variedade de mamíferos, aves e répteis que frequentemente tem contato e chamam a atenção da população. No entanto, com o desmatamento, muitos saem do habitat natural e adentram em áreas urbanas. É o caso de Estrela, que nas últimas semanas registrou o aparecimento de macaco bugio e cobras.
Conforme o biólogo do Departamento de Meio Ambiente da prefeitura, Emerson Musskopf, no município também já foram encontrados morcegos, gambas, marimbondos que oferecem risco de vida para a comunidade, além de lagartas, comumente chamadas de taturanas. “É provocado por situações em que o crescimento populacional atinge locais em que se tinha florestas. Para se construir casas, é necessário avançar e como consequência temos o desmatamento. Desta forma, os animais não têm para onde ir e chegam nas áreas urbanas”, explica.

Órgãos devem atender os casos

Segundo Musskopf, a maioria dos animais encontrados não oferece risco para a população. O que pode acontecer é o ser humano, ao tentar manipular o bicho, levar uma mordida ou picada. Dificilmente será transmitido doenças, mas veneno, sim. Por isso, ao encontrar uma espécie exótica é necessário entrar em contato com o Departamento de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros ou o Batlhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) de Estrela. Os três órgãos atuam em conjunto para atender, monitorar e fiscalizar situações como estas.
O que é feito com estes animais depende da espécie e circunstância em que se encontram, de acordo com o biólogo. “Alguns são levados para uma área de mato ou água, e outros entregues para a BABM. É feito um estudo sobre cada espécie e escolhida a melhor medida a ser tomada”, acrescenta o biólogo da prefeitura.

Fonte de biodiversidade

Segundo Musskopf, é preciso proteger estes animais, pois a fauna e flora são importantes para a saúde e sobrevivência das pessoas. “Na medida do possível, tentar preservar as espécies exóticas porque em algum momento elas serão úteis e necessárias. Se não cuidarmos poderemos não ter mais esta fonte de biodiversidade”, afirma.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: