Jornal Nova Geração

ESTRELA

Exposição de telas retrata os 200 anos da Imigração Alemã

Mostra fica disponível no Centro Cultural Celso Brönstrup até 30 de abril, com entrada livre. Obras destacam as Colônias do interior e evidenciam as belezas naturais da região

Abertura da exposição reuniu grande público. Obras podem ser conferidas de segunda a sexta-feira com entrada livre no Centro Cultural. (Foto: Karine Pinheiro)

Os passos dos imigrantes alemães, desde o período de navegação até a chegada em Estrela, estão retratados no Centro Cultural Celso Brönstrup. A exposição de telas 200 Anos da Imigração Alemã no Brasil apresenta as peculiaridades vivenciadas pelos descendentes e também destaca cenários conhecidos pela população do Vale do Taquari. O material fica disponível até 30 de abril.

Os autores das obras, Elisandro de Lima Pedroso e Gelson Almir Marmitt, levam ao público retratos de como eram as antigas Colônias no interior do município durante a chegada dos imigrantes, bem como evidenciam a beleza da região, com paisagens da Escadaria, em Estrela, da Lagoa da Harmonia, em Teutônia, a da Ponte de Ferro, entre Lajeado e Arroio do Meio.

A religião também é detalhada pelos artistas por meio da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e da Paróquia Santo Antônio. A mostra traz um ponto de vista sobre a evolução dos espaços e a riqueza deixada pelos imigrantes. A abertura oficial da exposição ocorreu na terça-feira.

A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A entrada no espaço é livre. Os autores ainda destacam que ao decorrer do mês de abril, uma turma para oficina de pintura deve ser aberta. Marmitt aponta a relevância de retratar o tema neste período. “A imigração alemã já era um assunto pesquisado por nós. Colocar as telas em exposição neste período foi pertinente”, avalia.

O secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Joel Mallmann, comenta sobre a importância de manter os aspectos históricos da imigração em evidência, sobretudo neste ano de celebração do bicentenário da chegada dos alemães. “Estão previstas diversas ações para que a população possa aprender sobre a história e deixar as informações na memória. Iniciativas que foram iniciadas ainda fevereiro”, ressalta.

Produção das telas

Cada artista trabalha com uma técnica diferente: óleo sobre e tela e pintura em tela com tinta acrílica. A inspiração da dupla surgiu a partir de outras artes que retratam as belezas naturais do Vale do Taquari. Pedroso explica que apesar da produção separada, o trabalho foi feito em conjunto, com a decisão de quais materiais ficariam disponíveis. No entanto, um dos quadros é assinado pela dupla para representar a parceria.

Sobre a celebração em Estrela

O bicentenário da Imigração Alemã do Brasil marca uma série de celebrações que colocam em evidência a cultura e os costumes deixados pelos descendentes germânicos que vieram para o Brasil. Uma programação especial retrata diversas iniciativas ao longo de 2024.
O objetivo da programação é destacar a influência das tradições alemãs nos dias atuais por meio de atividades dos eventos conhecidos pela comunidade e novas iniciativas.

“A imigração alemã já era um assunto pesquisado por nós. Colocar as telas em exposição neste período foi pertinente”, afirmou Gelson Almir Marmitt.

Foto: Karine Pinheiro
Fique ligado na programação

Abril – Dia 17: Palestra sobre a imigração alemã no município de Estrela e região, aberto ao público e tema para as escolas interessadas
Dia 25: Encontro do Instituto Histórico Geográfico do Vale do Taquari com palestra “Conhecendo os Caminhos da Imigração Alemã para o Brasil”, no Memorial de Estrela

Maio – Dia 16: Encontro de Corais com o tema “Uma tradição de 200 anos”
Dias 17 a 20: ParkChoppFest, no Parque Princesa do Vale
Dias 18 a 26: Festival do Chucrute, no Centro Comunitário Cristo Rei
Dias 19 e 26: Encontro de Bandas Municipais com músicas alemãJunho:
Missas e Cultos nas Igrejas Católicas e Luteranas com o tema “200 anos de fé”

Julho – Dias 19 a 21: 10ª Koloniefest, na comunidade de Novo Paraíso
Dia 20: Encontro de Grupos Folclóricos do estado, na Koloniefest

Agosto – Dia 7: Apresentação do Grupo Folclórico IHNA, da cidade de Erlangen, Alemanha
Dia 10: Festival de Inverno da Cerveja Artesanal em homenagem à cultura alemã
Dia 22: Desfile de Trajes Típicos Folclóricos com demonstração de mais de 50 modelos

Setembro – Dia 29: Apresentação da Orquestra de Concertos de Lajeado, no Parque Princesa do Vale

Outubro – Dia 5: Oktober Platz em homenagem à cultura alemã

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: