Jornal Nova Geração

EDUCAÇÃO E CULTURA

Estrelas do Conhecimento deve atrair cerca de 20 mil pessoas

Primeira edição da feira com etapa regional reúne trabalhos de mais de 15 municípios do Vale. Evento ocorre entre os dias 28 e 31 de agosto no Porto de Estrela e, além de projetos de pesquisa, conta com atividades técnicas e culturais na programação

Mostra regional inicia na segunda-feira com quase 100 trabalhos para avaliação (Foto: Karine Pinheiro)

A comunidade escolar se prepara para a primeira edição regional da feira Estrelas do Conhecimento. O evento que instiga a pesquisa acadêmica e os estudos tecnológicos deve reunir escolas de mais de 15 cidades do Vale do Taquari. Entre os dias 28 e 31 de agosto, quase 100 trabalhos serão avaliados e premiados ao final da mostra científica.

O evento no Porto de Estrela deve atrair cerca de 20 mil pessoas durante os quatro dias de programação. O prazo de credenciamento das escolas encerra nesta sexta-feira, 25, no site do Estrelas do Conhecimento. Após, o cadastro para o público em geral será feito na entrada da feira. A equipe organizadora trabalha nos últimos detalhes da estrutura para receber a comunidade.

Com atividades diversificadas, a feira conta palestras, apresentações artísticas e lançamentos de programas escolares. Os organizadores Angela Kuhn e Rodrigo Ramminger destacam que, diferente da edição anterior, que apresentou somente trabalhos de Estrela, a programação ocorre em duas etapas, como avaliação dos projetos da rede municipal estrelense nos dois primeiros dias, e a fase regional nos dois últimos dias.

“São 60 trabalhos da fase de Estrela. Destes, 23 vão para a etapa regional para concorrer com 37 projetos de outras cidades do Vale. Pelo menos 15 municípios inscreveram trabalhos, mas teremos presença de escolas de quase toda a região. Temos essa previsão devido aos cadastramentos que são antecipados”, explica Angela.

Além de incentivar a pesquisa no período escolar, a feira tem como objetivo tornar os alunos do 1° ao 9° ano protagonistas. Devido a isso, Ramminger destaca a diversificação das atividades. Além dos projetos, a organização decidiu incluir apresentações artísticas, como danças, corais e orquestras.

“Temos diversos alunos que se destacam mais nos segmentos culturais. Queremos que todos se sintam incluídos. Eles trazem representações de diversas culturas. É uma forma de abranger diversas iniciativas, além de pesquisa”, aponta Ramminger. Na avaliação dele, também é uma maneira de mais municípios se interessarem em participar nas próximas edições.

Dentro quase 400 trabalhos inscritos, várias linhas de pesquisa abordadas pelos alunos. Angela destaca os projetos voltados ao agronegócio, áreas sociais e robótica. Os organizadores participaram de forma ativa das avaliações em Estrela e também visitaram outras cidades.

“Eles estão empolgados. São muitos trabalhos interessantes para as pessoas conhecerem. Os alunos estão em contagem regressiva, fazem vídeos convidando as pessoas. Isso também ajuda na desenvoltura para eles falarem diante de outras pessoas”, avalia Ramminger.

Atividades

Entre os palestrantes, estão a secretária estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stulp, junto à assinatura de adesão ao Programa Educar para Inovar. Atividades de Educação Financeira com a Cooperativa Sicredi e a entrega de certificação do Programa Nota Fiscal Gaúcha, parceria entre secretarias da Fazenda e Educação também estão previstas.

Para visitação, os portões serão abertos às 9h de segunda-feira, 28. A cerimônia de abertura oficial está prevista para às 19h. Na quinta-feira, 31, os trabalhos escolares vencedores serão premiados. A estrutura deve estar pronta até sábado.

Programação

Segunda-feira, 28:
9h: Palestra de Educação Financeira com Sicredi
10h: Lançamento do projeto “Quebrando o Silêncio” com tema “Diga não à violência!”
14h: Grupo Vocal “Sementes do Amanhã” de Bom Retiro do Sul
15h: Acompanhamento rítmico de trecho de balé com a Emef Leo Joas
16h: Palestra “Protagonismo em carreiras de futuro” com Instituto Caldeira
19h: Abertura oficial da feira Estrelas do Conhecimento

Terça-feira, 29:
9h: Palestra de Educação Financeira com Sicredi
10h: Dança – Brasil e seus ritmos com Emef Osvaldo Ferreira Brandão, de Taquari
14h: Projeto Música na Escola com Lions Clube de Estrela
16h: Inauguração da Pintura Mural do Porto com participação dos estudantes
16h: Coral Municipal de Arvorezinha
19h: Premiação da Etapa Municipal de Estrela, Premiação Sebrae e Orquestra Municipal do Sesi Lajeado

Quarta-feira, 30:
9h: Orquestra Jovem de Arroio do Meio
9h50min: Canções MPB com Emef Pinheiros
10h10min: Palestra de Educação Financeira com Sicredi
14h: Escola de Educação Básica Vidal de Negreiros
15h: Experiências na área da pesquisa com participantes da Mostratec
16h: Banda Municipal de Cruzeiro do Sul
19h: Show com Banda SCS, de Santa Clara do Sul
19h30min: Assinatura da ordem da obra para instalação da cobertura na Emei Estrelinha
19h45min: Entrega de certificação do Programa Nota Fiscal Gaúcha, parceria entre secretarias da Fazenda e Educação

Quinta-feira, 31:
9h: Palestra de Educação Financeira com Sicredi
10h: Coral The Voice Kids, de Fazenda Vilanova
14h: Grupo de Dança da Emef José Victor Mairesse, de Fazenda Vilanova
15h: Dança Folclórica Italiana com Emef Olavo Bilac, de Doutor Ricardo
16h: Grupo de canto Em(Canto) do Colégio Martin Luther
18h: Assinatura de adesão ao Programa Educar para Inovar da Secretaria do Estado de Inovação, Ciência e Tecnologia
19h: Premiação da Etapa Regional e encerramento

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: