Jornal Nova Geração

SAÚDE

Estrela realiza novo mutirão para imunização Covid e da Gripe

Comunidade poderá comparecer na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central entre 8h às 12h

Ação será exclusiva para a imunização da Covid e Gripe Influenza. Crédito: Saúde/Governo de Estrela

A população estrelense terá nova oportunidade de buscar a imunização contra a Covid e a gripe Influenza tipo A. Na manhã deste sábado, 27, será realizado mutirão de vacinação na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, do Bairro Oriental (Rua General Osório, 427), das 8h às 12h. É preciso levar caderneta de vacinação.

Covid

No caso da Covid, atualmente a Secretaria Municipal de Saúde de Estrela (SMS) possibilita a imunização com a dose bivalente a partir da idade mínima permitida, que segundo as orientações da Secretaria Estadual de Saúde (SES) está aberta a toda a população acima dos 18 anos (12 anos para pessoas com comorbidades).

Pode-se vacinar com a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses das monovalentes (Coronavac, Astrazeneca, Pfizer ou Janssen) como esquema primário, respeitando um intervalo de quatro meses da última dose. Não é impeditivo estar com alguma das doses de reforço em atraso. Para crianças acima de 6 meses, a vacina é realizada com as doses normais monovalentes. Diariamente, a mesma é centralizada na UBS do Bairro Boa União (Rua Padre José Junges, nº 97, Bairro Boa União), das 8h às 15h (sem fechar ao meio-dia). O horário se estende até as 16h para demais campanhas de vacinação, como é o caso da Gripe Influenza.

Influenza

No novo cronograma de vacinação da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual da Saúde (SES), a vacina contra a gripe Influenza (H1N1) está liberada para as pessoas que tenham a partir de 6 meses de idade, como será no caso do mutirão.

Nos demais dias da semana, a mesma segue sendo realizada em todas as unidades de saúde do município, apenas com diferenciação de horários e locais no caso das crianças. Para receber a dose, basta comparecer a um posto de Saúde no horário de atendimento com documentos de identidade e caderneta de vacinação.

Diariamente, os adultos podem realizar a vacina em todas as unidades de saúde, incluindo os postos de Estratégia de Saúde da Família (ESFs). Entretanto, no caso das crianças a imunização diária ocorre somente nas UBSs Central e do Boa União. A medida visa evitar o desperdício da vacina para este grupo, que ocorre em menor intensidade. Nas UBSs, das 8h às 16h, e nas ESFs das 9h às 11h30min e das 14h às 16h.

Para eventuais dúvidas podem ser esclarecidas pelo WhatsApp do setor de vacinação (51) 9 9127-9045, ou pelo telefone 3190-1250.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: