Jornal Nova Geração

Estrela incentiva qualificação profissional 

Formandos do Programa Junior Achievement receberam certificados em cerimônia na terça-feira (Fotos: Larissa Santos)

Depois de mais de um ano de pandemia, a economia começa a dar sinais de reação, principalmente pelo avanço da vacinação. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério da Economia, na última semana, Estrela voltou a apresentar crescimento na geração de empregos.

Em 2020, o saldo anual fechou negativo, com 36 vagas de déficit. Em contrapartida, nos cinco primeiros meses deste ano, já foram criados 350 postos de trabalho, o que deixa o município com saldo positivo de 314 vagas. Os segmentos de serviços, indústrias, construção, comércio e agropecuária estão com percentuais de crescimento positivo. O destaque, até então, são os setores da indústria e de serviços.

Conforme o prefeito Elmar Schneider, a Administração Municipal trabalha para incentivar as empresas locais a crescerem, bem como atrair novos empreendimentos. A capacitação da comunidade é fundamental para assegurar isso. “Ações como a do Balcão de Qualificação garantem empregos qualificados para os estrelenses. Ao mesmo tempo, mão de obra ainda mais capacitada para estas vagas”, afirma.

Qualificação é o caminho

De acordo com o coordenador do Departamento de Trabalho da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade, Guilherme Schneider, o programa Balcão de Qualificação atua com foco nos jovens. “Investimos para que eles possam ter uma compreensão diferente do mercado tradicional. Para isso, fazemos uma ligação direta entre instituições de ensino e os jovens”, explica.

Jovens “de olho” no mercado de trabalho

O Governo de Estrela, por meio do Programa Junior Achievement (JA), qualificou 45 estudantes de escola pública para o contato e o consequente aprendizado de modernos conceitos de empreendedorismo. A entrega dos certificados ocorreu terça-feira, 6, em cerimônia na prefeitura.

Verônica Alícea Blasi, de 16 anos, participou do programa. Estudante do 1° ano do Ensino Médio no Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã (IEEEM) busca sempre aprender algo novo, por meio de cursos e treinamentos. “O programa me ajudou a entender melhor o mercado de trabalho. Tive a chance de aprender sobre um ramo que, até então, não tinha conhecimento. Com certeza, vai fazer diferença.”

Para ela, o mercado de trabalho é muito competitivo e, cada vez mais, busca profissionais capacitados. “Na minha idade é de extrema importância a gente procurar se qualificar. Hoje, nos são dadas tantas oportunidades que se tornam possíveis com essa capacitação”, ressalta. 

Verônica Alícea Blasi: “vai fazer diferença”
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: