Jornal Nova Geração

OPINIÃO E BASTIDORES

Estrela e Teutônia disputam o 40º BBM

As autoridades e demais agentes envolvidos no debate não admitem. E a boa política exige tal comportamento. Mas já é notória e pública a disputa entre as cidades de Estrela e Teutônia para sediar o 40º Batalhão da Brigada Militar

As autoridades e demais agentes envolvidos no debate não admitem. E a boa política exige tal comportamento. Mas já é notória e pública a disputa entre as cidades de Estrela e Teutônia para sediar o 40º Batalhão da Brigada Militar. O comando foi transferido da primeira para a segunda cidade logo após a tragédia que assolou boa parte do Vale do Taquari em setembro. Uma transferência justificável, diga-se de passagem, afinal a sede estrelense foi engolida outra vez pela enchente, e a concretização de uma nova sede ainda não saiu do papel. Mas, e isso precisa ser melhor debatido, a mudança definitiva está longe de ser um consenso. Com um projeto para construção da nova sede, e com respeito aos vizinhos teutonienses, a Aespro vai seguir na briga para reaver o 40º BBM. E tal reivindicação também é justificável.

Um novo recado

O Rio Taquari “atropelou” o luto regional e imundou outra vez algumas ruas e estradas em Estrela e Colinas, especialmente. O impacto da enchente do sábado passado não se compara à tragédia de setembro, é óbvio, mas a proximidade entre os fenômenos climáticos gerou um novo clima de apreensão entre ribeirinhos e moradores de outros pontos alagáveis. Acima de tudo, foi mais um recado sobre a nossa vulnerabilidade, e a prova de que a natureza não vai aguardar pelas decisões políticas e ambientais para nos impactar com novos e imprevisíveis fenômenos climáticos. Diante do quadro, e na iminência constante de novos eventos pelo El Niño, é preciso aumentar a cobrança sobre os entes públicos e, assim, acelerar ainda mais o processo de reurbanização.

Mais segurança na ERS-129

O acesso principal à Colinas pela ERS-129 voltou a alagar no fim de semana com a elevação do leito do Rio Taquari. E, como é de praxe, os veículos foram obrigados a desviar pela Linha Roncador para só assim acessarem o centro da cidade. E o aumento no tráfego naquela localidade fez com que mais motoristas percebessem um histórico problema no entroncamento da rodovia estadual com a referida estrada secundária. Eu explico. O encontro entre a ERS-129 e a via municipal de estrada de chão fica em uma sinuosa curva, o que gera um “ponto cego” a quem trafega em direção a Estrela, principalmente. Um problema histórico, reforço, mas cuja solução está mais próxima e exequível. Basta aproveitar a obra de construção da ciclovia para garantir ferramentas, sinalização e mecanismos de segurança naquele perigoso ponto.

As desnecessárias novelas

A política é complexa. Ainda mais em Teutônia. E a novela envolvendo a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2024 foi a mais recente – e desnecessária – polêmica entre os poderes Executivo e Legislativo. Menos mal que o enredo já chegou ao capítulo final e o contribuinte teutoniense – que paga o tempo gasto pelos agentes políticos – já não corre mais o risco de ver o cofre público perder recursos e verbas no próximo ano. Mas há outras novelas em andamento no município com fortes origens germânicas. E a principal delas envolve o vereador Claudiomir de Souza (União Brasil), acusado novamente de fraudar os processos de diárias. Novela, não. É uma reprise requentada pela oposição – o MP arquivou o caso – só para atacar o vereador que, recentemente, pulou para o lado da situação. Ou seja, um movimento desnecessário e improdutivo diante de tantas demandas e assuntos mais latentes ao interesse do pagador de impostos.

MP de olho nas escolas

A Promotoria de Justiça Regional de Santa Cruz do Sul instaurou um “Procedimento de Acompanhamento de Políticas Públicas” para “acompanhar a retomada das aulas e a situação das escolas municipais em virtude da publicação do Decreto de calamidade pública”. A investigação está nas mãos da promotora de justiça Vanessa Saldanha de Vargas. E abrange todos os municípios impactados pela enchente dos dias 4 e 5 de setembro.

Curtas da semana:

  • Prefeito de Estrela, Elmar Schneider (MDB) nomeou os seguintes membros para comporem o Comitê de Investimentos do Regime Próprio de Previdência do Município de Estrela. Daiane Wagner do Couto é a Diretora Presidente; Sabrina Alberton Tedeschi a Diretora Administrativa e Financeira; e Celson José Rambo, Letícia Sulzbach Mallmann, Cláudio Roberto Kuhn e Elisabeth Inês Schmidt compõem o Conselho de Previdência.
  • A Secretaria de Educação de Estrela estuda formas para garantir mais tranquilidade e conforto aos pais e alunos impactados pela trágica enchente. E uma das frentes de trabalho busca realocar as crianças para as creches mais próximas dos novos lares habitados por meio do “aluguel social”.
  • A Associação Pró-Segurança Pública de Estrela (Aespro) vai adquirir um “drone de alta precisão” para os agentes da Polícia Civil. O grupo também atua para garantir uma sede digna para a Brigada Militar e ao Grupamento Ambiental da BM, popularmente chamado de “Patram”. Ambas as sedes foram atingidas em cheio pela enchente.
  • O governo de Estrela anunciou Andreas Hamester para “exercer Cargo em Comissão de Coordenador Adjunto do Gabinete do Prefeito. Ele foi chamado para operacionalizar projetos ligados à cultura germânica no município, com ênfase aos 200 anos da imigração alemã.
  • A administração de Fazenda Vilanova aposta muito na ExpoFaz para atrair ainda mais empresas e indústrias ao município. Há negociações em andamento, inclusive. E a feira, que começa na próxima quinta-feira, também servirá para acelerar os trâmites entre poder público e investidores.
  • Acústicos e Valvulados, Ultramem e Comunidade Nin-Jitsu estão confirmados no 9º Dia Mundial de Rock de Imigrante, agendado para os dias 10, 11 e 12 de novembro, na praça central da cidade.
  • O governo de Bom Retiro do Sul vai leiloar sete áreas públicas. O leilão ocorre nesta terça-feira. São lotes de terras sem uso e sem benfeitorias na área urbana, e cujos valores somam R$ 575,3 mil. As áreas estão localizadas nos bairros São João, Laranjeiras e Alto da Bronze.
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: