Jornal Nova Geração

EDUCAÇÃO

Estrela é destaque na premiação das Olimpíadas de Matemática

Dezesseis alunos de cinco escolas receberam medalhas e menções de honra em 2021. Cerca de 11 mil alunos participam da 1ª etapa da competição de 2022

Thailiny do Nascimento Blume, Grasiela Johann, Jade Tilwitz e Simone Noll (Foto: Divulgação)

A jovem Karol Cristina Walesan, hoje com 16 anos e aluna da Escola Estadual de Ensino Médio Estrela, foi convidada a participar do Encontro de Medalhistas e Premiação da 15° Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O evento está previsto para novembro e ocorrerá na Bahia. Este encontro reúne estudantes premiados com medalhas de ouro de todo o país.

A aluna conquistou a colocação em 2019, quando estava no ensino fundamental e estudava em Marques de Souza. Devido à pandemia, a premiação ocorre neste ano. Ela relata que sempre teve facilidade com as exatas, pois a mãe trabalha na área.

Participou da OBMEP pela primeira vez quando estava no 6° ano. Karol diz que na época era obrigatório, no entanto, ganhou medalha de bronze. “Passei a me interessar por isso e me inscrever em mais Olimpíadas. Hoje tenho várias medalhas, a maioria de matemática e raciocínio lógico”.
A estudante decidiu se matricular no Médio Estrela por ser referência no ensino de exatas e tecnologia. Desta forma, pode competir em concursos e se preparar para realizar o sonho de estudar fora do país.

Sara Wathier, Lucas Vuaden, Gustavo Goldmeier e Isadora Diehl (Foto: Divulgação)

Medalhas e honra

Na região de abrangência da 3° Coordenadoria Regional de Saúde (CRE), três alunos receberam medalhas de prata, 16 de bronze e 51 tiveram menção honrosa na olimpíada referente a 2021. Destes, 16 estudantes são de Estrela e Colinas, das escolas estaduais 20 de Maio, Nicolau Müssnich, Vidal de Negreiros, Médio Estrela e Médio Colinas.

Pelo Médio Estrela, o aluno Igor Augusto Zwirtes recebeu medalha de bronze e mais cinco jovens receberam menção de honra. A escola atribui isso ao eixo de ensino focado nas áreas de exatas e tecnologia. Para a professora de matemática Luciane de Borba, a grade curricular permite que esses assuntos sejam trabalhados de forma interdisciplinar. Ela destaca que uma característica forte da escola é o incentivo para que estudantes participem de concursos e olimpíadas.

Hoje, cerca de 11 mil alunos, de 56 escolas da região, participam da primeira etapa da OBMEP. Os resultados devem ser divulgados em 2 de agosto. O início da segunda etapa está previsto para 8 de outubro.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: