Jornal Nova Geração

POLÍCIA

Em nove meses, microrregião tem alta de 68,5% nos abigeatos

Grupo se articula para buscar soluções junto às forças policiais e reduzir os índices do crime. Reunião terá a presença de autoridades para debater o tema, que preocupa a população da zona rural

Patrulha Rural foi implementada pela Brigada Militar de Estrela em abril e tem o objetivo de contribuir com a segurança dos moradores do interior (Foto: Arquivo A Hora)

Um dos crimes que mais preocupam os produtores rurais, o abigeato teve uma crescente no número de casos neste ano. Ao considerar o período entre janeiro e setembro de 2022, os municípios de Bom Retiro do Sul, Estrela e Fazenda Vilanova tiveram 68,5% de registros a mais em relação ao mesmo período do ano passado.

Foram 26 fatos comunicados à polícia nos nove primeiros meses do ano, contra 16 registros em 2021. Em Estrela, por exemplo, os casos passaram de seis para 12. Dos cinco municípios da microrregião, Colinas e Imigrante não tiveram casos nos últimos dois anos.

Para tentar minimizar os impactos e reduzir os prejuízos, um grupo organiza um encontro para debater medidas de combate aos criminosos e buscam apoio da Polícia Civil e da Brigada Militar. A reunião ocorre às 20h da próxima quinta-feira, 17, no Centro Comunitário da Linha Glória.

Os relatos de furtos são diversos, no entanto alguns produtores apontam para a subnotificação. “Quando tu começa a conversar sobre isso, a maioria do pessoal, diria 90%, não registra as ocorrências. Assim não tem como saber o que está acontecendo”, relata um produtor, que prefere não ser identificado.

Estratégia de aproximação policial

O delegado titular da Polícia Civil (PC) de Bom Retiro do Sul, Juliano Stobbe, afirma que os casos são tratados com prioridade pela equipe. Ele reforça a importância de que as vítimas registrem os fatos junto às autoridades. “Infelizmente se trata de locais em que os crimes acontecem sem muitos registros, sem câmeras de vigilância e sem testemunhas oculares”, diz.

Os receptadores estão sob observação da polícia, de acordo com Stobbe. “Quando chega a informação sobre quem furtou os animais, muitas vezes indicam frigoríficos ou mercados que possam receber a carne. Os receptadores estimulam muito o crime e ter essas informações é vital para nós.”

Já em Estrela, a Patrulha Rural da Brigada Militar (BM) está ativa desde abril. O foco principal da criação foi dar atenção mais qualificada à população do interior. “A ideia foi e sempre é possibilitar aproximação da BM à comunidade rural, criando laços de proximidade e confiança, em observância aos pilares norteadores do policiamento comunitário”, garante a comandante da 1ª Companhia da BM do município, capitã Carmine Brescovit.

Comunicação para maior agilidade

A importância de conhecer as localidades se dá em casos específicos, como no furto de uma cabeça de gado em Bom Retiro do Sul, na semana passada, quando o produtor avisou os vizinhos e recuperou o animal em poucas horas. Neste caso, o registro policial foi feito posteriormente. Os moradores da área rural estão organizados em grupos nas redes sociais, onde conseguem trocar informações.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: