Jornal Nova Geração

ESTRELA

Educação projeta ampliação da rede de internet nas escolas municipais

Sistema "piloto"é implementado na Escola Odilo Afonso Thomé, no Bairro Imigrantes. Meta é tornar a conexão com a internet mais eficiente

A Secretaria Municipal de Educação atua para ampliar a conexão sem fio à rede de internet nas escolas municipais. A ação realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Odilo Afonso Thomé deverá ser repetida em todos os educandários, ao ampliar a capacidade de conexão e uso simultâneo da rede para fins pedagógicos.

Para o coordenador de Projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação nas escolas, Paulo Sehn, a ação prevê uma modernização do sistema utilizado. “Com a chegada dos chromebooks e o uso pedagógico da internet em sala de aula, a quantidade de acessos simultâneos à rede aumentou e fez com que se pensasse em uma solução para melhorarmos o sistema atual”, explica.

Sehn destaca que, com a mudança, cada sala de aula passa a ter um ponto de acesso à internet. “No caso da Odilo, antes da instalação haviam apenas quatro pontos em toda escola. Decidimos por esta ampliação por conta da quantidade de alunos e pelas dimensões do prédio”, diz.

Além dos novos pontos de acesso, foram instalados em cada andar do prédio um Switch Giga LAN para gerenciar e distribuir a internet, além de todo cabeamento colocado em eletrocalhas. “Após instalado e validado na Odilo, o sistema será replicado neste formato em todas as instituições de Ensino do município, já com vistas a atender novos projetos. O uso da internet em sala de aula é uma poderosa ferramenta pedagógica, necessária nos dias de hoje”, avalia ele.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: