Jornal Nova Geração

ESTRELA

Educação Financeira: Sicredi Ouro Branco é agente de transformação

Cooperativa fomenta programas de conscientização para impactar a vida de crianças, jovens, colaboradores e associados

A Sicredi Ouro Branco RS/MG acredita que a educação financeira tem o poder de transformar vidas. Por isso, diariamente promove iniciativas de conscientização acerca do tema. Estimulando novos comportamentos, a Cooperativa gera impactos positivos na vida de crianças, jovens, colaboradores e associados, que passam a ter a oportunidade de realizar escolhas saudáveis para uma vida financeira sustentável.

A Cooperativa conta com um Time de Multiplicadores, formado por mais de 100 colaboradores capacitados para a realização de palestras e oficinas direcionadas a diferentes públicos. O foco das ações é fundamentado na metodologia COOPS – Conscientizar, Observar, Organizar, Preparar e Sustentar, aplicada a situações do cotidiano que buscam qualidade de vida no presente e no futuro. 

Nas escolas 

Por meio do Programa Educação Financeira nas Escolas, a Cooperativa já impactou, diretamente, mais de 2,4 mil estudantes e 574 professores. A iniciativa, desenvolvida desde 2019, está presente em 13 municípios dos Vales do Caí e Taquari. Seu objetivo é demonstrar a importância da relação consciente com o dinheiro, estendendo o movimento às famílias. Neste ciclo, a estimativa é que cerca de 7 mil pessoas já tenham sido impactadas indiretamente pela iniciativa.

Semana Nacional de Educação Financeira contou com materiais visuais, palestras, oficinas e apresentações de alunos sobre o tema (Foto: Divulgação

Palestras e oficinas

A 9ª Semana Nacional de Educação Financeira, ou Semana ENEF, que se encerrou no domingo, 18, é outra esfera na qual a Sicredi Ouro Branco assume a intenção de ser um agente transformador. Por meio de ações que envolvem palestras e oficinas, a Cooperativa leva a educação financeira para todas as localidades da sua área de atuação. As ações são evidenciadas nas agências por meio de materiais visuais e encontros que abordam “Reorganização financeira”, “Equilíbrio financeiro” e “Formas de aumentar sua renda”. 

Para impactar vidas

Segundo o presidente da Cooperativa, Neori Ernani Abel, estas ações geram impacto positivo à comunidade. “Ao longo de todo o ano tivemos a oportunidade de compartilhar conhecimento com centenas de pessoas, de diferentes idades. Estamos certos da importância da educação financeira e do nosso papel como agente transformador. Quando vidas são impactadas positivamente, toda a comunidade dá passos para uma realidade mais próspera e justa. Seguiremos fomentando isso”, pontua. 

Resiliência Financeira 

A Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF). Realizado desde 2014, o movimento busca promover ações de educação financeira em todo o país. Neste ano, o tema central foi a Resiliência Financeira ou a capacidade de recuperação após dificuldades financeiras temporárias. 

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: