Jornal Nova Geração

E agora: qual atitude tomar?

O mundo está passando por uma grande mudança. A pandemia que se instalou não afeta somente a saúde física e mental das pessoas, mas também a saúde financeira de muitas empresas.

A grande dúvida dos empresários é sobre que atitude tomar em um momento tão delicado. A resposta para essa dúvida vai depender muito de como a empresa iniciou o ano. Se elaborou um planejamento, a hora é de revisar o que foi planejado e adaptá-lo à nova realidade.

Porém, se a empresa não tinha elaborado um planejamento estratégico muito provavelmente já estava navegando à deriva e o momento se torna muito mais importante, pois passa a ser fundamental a elaboração de um plano para enfrentar esse período de recesso.

E se for preciso parar?

Se for necessário parar sua empresa por alguns dias, aproveite o tempo para adquirir conhecimento, leia, busque informações em fontes seguras de como sair da situação que estamos, aproveite para se comunicar com outros empresários e compartilhar experiências, e se necessário procure profissionais que possam te auxiliar a montar um planejamento.

Na vida, por mais difícil que seja a batalha que vamos enfrentar, devemos ter sempre em nossas mentes que enquanto lutarmos não vamos perder, ou a gente ganha ou a gente aprende. Aprenda a lidar com essa situação e sairá mais fortalecido do que entrou.

Avaliar gastos

Em ambos os casos é preciso refletir e avaliar os gastos da empresa, avaliar e monitorar o seu fluxo de caixa, verificar, principalmente, os gastos fixos, procurar deixar apenas aqueles que irão alavancar o negócio, renegocie contratos, faça orçamentos de custos, caixa, receita, despesas e de capital, monte um plano de ação e comece a colocar em prática. Lembre-se que o bom orçamento deve assegurar a sobrevivência da empresa no pior cenário e ser capaz de aproveitar as oportunidade advindas dos melhores cenários.

É um período de mudanças e, por isso, é necessário projetar a empresa pensando no futuro, acreditar na equipe e saber motivá-la. Para isso, você precisa saber onde quer chegar, acredite no seu potencial.Muitas mudanças vão haver no formato do consumo no mundo, por isso precisamos estar atentos e alinhados a tudo o que está acontecendo.

* Consultora Geisa Dal Magro, especialista em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria de Empresas. Telefone 99170-1635 e e-mail [email protected]

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: