Jornal Nova Geração

CONEXÃO

“É a melhor terapia poder cuidar do jardim”, diz artesã

No terreno de três hectares, Josiane Holz mantém capricho diário com as mais de 200 espécies de plantas

Josiane venceu a categoria Jardim mais Bonito, no ano passado (Foto: Larissa Santos)

Há 20 anos a artesã Josiane Holz saiu de Estrela, junto com o marido e dois filhos, para morar em Colinas. Em um terreno de três hectares, fez a limpeza do espaço, construiu a casa, introduziu plantas e criou ambientes de lazer. Hoje, mantém o cuidado de 5h diárias com o jardim. São quase 200 vasos e centenas de espécies espalhadas pela propriedade.

Lírios, jasmins, calandivas, magnólias e outros tantos tipos de flores, plantas e árvores. Vasos grandes ou pequenos, feitos com troncos de árvores ou em madeira. O objetivo da família é tentar aproveitar o máximo o que a natureza tem para oferecer. O capricho com o local vai desde cortar a uma hectares de grama, até podar e regar as plantas.

Conforme a artesã, nada se perde ao morar em um espaço maior. Em cada estação o trabalho é diferente. “Os galhos viram lenha, folhas são usadas na composteira e o capim do inverno vai para a alimentação dos cavalos. Temos uma cisterna com capacidade para 15 mil litros de água, para aproveitar a água da chuva. Tudo tem seu valor aqui”, explica.

Artesã dedica 5 horas diárias para os cuidados com o jardim (Foto: Larissa Santos)

Josiane conta que quase dois terços da área é de preservação ambiental, com introdução de mais plantas nativas e eliminação de espécies forasteiras. “O jardim é uma arte em transformação. É a melhor terapia poder cuidar de um. Indiferente da época do ano, é maravilhoso morar e zelar por um lugar assim”, afirma.

A propriedade da família tem localização privilegiada para o rio. Segundo ela, essa é uma das vistas mais bonitas do município. “É um dos poucos pontos que o Taquari corre ao contrário, para o norte, por conta da curvatura. Somos abençoados. Traz paz, saúde e alegria estar junto da natureza”, ressalta.

Concurso

Josiane venceu no ano passado, o tradicional concurso “Jardim mais Bonito de Colinas”. Para a artesã, participar é importante porque mostra os cuidados da população. “Toda a comunidade preserva e ajuda a embelezar a cidade. Quem visita, se sente bem acolhido aqui. Parabenizo as administrações pelo concurso. Não é uma disputa, e sim uma forma de valorizar o cuidado que se tem aqui com o jardim”, observa.

Por meio de lei estadual, Colinas tem o título de Cidade Jardim (Foto: Larissa Santos)

Inscrições abertas

A edição deste ano está com inscrições abertas até 5 de setembro. Podem participar quaisquer residências e/ou comércios localizados no município. A comissão julgadora, formada por profissionais da área de paisagismo, biologia, turismo, arquitetura e urbanismo, vão julgar os inscritos entre 12 e 16 de setembro.

O anúncio dos vencedores será em 17 de setembro, durante o 29° Blumentanzfest – Baile das Flores, organizado pelo Centro Cultural Morgenstern. A premiação consiste em uma medalha e um vale-compras no valor de R$350 para cada ganhador. A inscrição é gratuita e deve ser feita na Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto. O regulamento completo e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da prefeitura de Colinas.

Conforme o secretário Edelbert Jasper, o concurso tem como objetivo valorizar o trabalho dos moradores no cuidado do jardim, além de desenvolver o turismo, a consciência ecológica e ambiental da população. “É uma tradição que trazem da Europa, em que se tem um cuidado especial com esses espaços. Fazemos a escolha, para incentivar mais pessoas a enfeitar o seu jardim. É uma época em que a comunidade se envolve muito”, aponta.

 

Cidade Jardim

Colinas é reconhecida como Cidade Jardim, pela Lei Estadual nº 13.390, de 11 de março de 2010. Através de um concurso promovido pelo governo estadual e pela Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o município foi escolhido, também em 2010, como a 3ª Cidade mais Florida do estado.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: