Jornal Nova Geração

ESTRELA

Do prato típico às danças: festival mantém viva a tradição alemã

Depois de dois anos, o Festival do Chucrute volta a ser feito. Na 55ª edição, o evento promete divertir e emocionar entre os dias 14 e 22, no Centro Comunitário Cristo Rei

O ponteiro do relógio marcava 17h quando Anelise Hausmann, 56, chegou no Centro Comunitário Cristo Rei, em Estrela, no domingo, 8, para iniciar os preparativos do Festival do Chucrute. Ela e mais 150 voluntários fazem, até sábado, 14, a decoração do local, que recebe programação até dia 22 de maio.

Encarregada responsável, está à frente da ornamentação desde 2002. Antes disso, dançava durante o evento. “Na semana que antecede o primeiro baile, começamos às 8h e ficamos até as 21h na ornamentação, paramos só para almoçar. Usamos cordas com ramos, coroas, bandeiras, painéis com réplicas de casas enxaimel, flores de maio em papel e panos vermelhos, azuis e brancos que simbolizam as cores de Estrela”, explica.

Prato típico
Organizado pela Comunidade Evangélica de Confissão Luterana com o apoio do governo municipal, por dois anos o Festival do Chucrute não pode ser feito devido à pandemia. Neste ano, a 55ª edição promete emocional e divertir os dançarinos e o público.

Conforme o coordenador do festival, Ernani Sehn, o prato típico já está pronto. Cerca de 400 kg de repolho passaram pelo processo de cura, misturado a outros ingredientes para virar chucrute e ser servidos durante os bailes dos dias 14 e 21. Para acompanhar, haverá 15 tipos de salada, frango, eisbein (joelho de porco), carre defumado, molho de língua e salsicha bock, além de massa, batatas cozidas no vapor e cuca.

“Fizemos teste do chucrute no Laboratório de Análises Clínicas para garantir a preparação do prato. A ideia é que as pessoas se sirvam, enquanto ocorre as apresentações dos Grupos Folclóricos. Depois da janta, inicia o baile”, salienta.

Nos domingos, 15 e 22, um café colonial está programado. O buffet por quilo será disponibilizado a partir das 15h e a comenda do festival solicita a doação de 1 kg de alimento não perecível. Durante a tarde, as 12 categorias dos Grupos Folclóricos retornam ao palco, junto com outros grupos da região.

Três décadas dedicadas ao festival
Vanice Gausmann Nunes, 65, é secretária da comunidade Evangélica e completa, em junho, 30 anos de trabalho. A participação no evento começou antes disso, quando, em 1983, fez parte da primeira comenda. “Em todos estes anos estive presente na venda de ingressos. Em março muitas pessoas já perguntam sobre o festival. Quando inicia a comercialização, logo procuram para ter acesso a uma boa localização e conseguirem ver as danças”, conta.

Além de atuar na venda, participa com o marido Adroaldo, na categoria de casais dos Grupos Folclóricos há 30 anos. “Em 2022 vamos ter os dois bailes lotados. Será inesquecível, assim como foi o lindo desfile que tivemos no sábado”, pontua.

Preparação dos grupos
Cerca de 450 dançarinos, entre crianças, jovens, adultos e idosos, iniciaram em março a preparação para o festival. De acordo com o instrutor geral dos Grupos Folclóricos, Andreas Hamester, sete categorias retomaram ainda em julho de 2021, com o mini Festival do Chucrute, que ocorreu durante a Multifeira, em outubro. “Para a gente, o ano se divide no mês de maio. Até lá é um pensamento e depois é outro. Tudo agora é voltado para o evento, os ensaios, a reforma dos trajes e as encenações que são preparadas”, aponta.

O primeiro baile, que ocorre neste sábado, deve reunir 2,4 mil pessoas entre convidados, dançarinos e autoridades. A presença do governador Ranolfo Vieira Júnior é aguardada. Andreas ressalta que este será o programa mais variado já criado. “Às 20h o público vai assistir uma abertura que, provavelmente, só viram em filme. Cada categoria vai ter uma peculiaridade para apresentar”, afirma.

Para o ano que vem, o grupo pretende entrar no guiness book por ser o maior com componentes no mundo. O evento será uma vitrine para isso. “A gente tem que celebrar, se divertir e manter viva a tradição através da dança, mas com organização, responsabilidade e comprometimento. Não estou nervoso com a chegada do festival, e sim emocionado”, salienta.

Primeiro baile juntos
O casal Alana Lisik Hausmann, 26, e Gustavo Hausmann, 31, dançam juntos há três anos quando foi criado a categoria Master dos Grupos Folclóricos. Composta por jovens casados ou de namorados, no mínimo um dos dois deve ser ex dançarino, necessariamente.

Gustavo participa desde os 10 anos e passou por quase todas as categorias. Já Alana iniciou a caminhada em 2019. Para se apresentar no Festival do Chucrute, ensaiam duas vezes na semana. “Estamos muito ansiosos, pois é nosso primeiro baile dançando juntos, além de ser a estreia da categoria no evento. Somos 10 pares, não temos trajes iguais e as danças que vamos apresentar são inéditas”, conta.

Desfile típico
No sábado, 7, cerca de 600 pessoas, divididas em 40 veículos decorados, entre caminhões, tratores e jipes, desfilaram pelos bairros para anunciar o festival. A concentração ocorreu no Porto de Estrela e o trajeto incluiu o Calçadão de Estrela e uma parada no Parque Princesa do Vale.

Conforme Hamester, o desfile já mostrou a empolgação, organização e alegria. Desde 1966, quando aconteceu o primeiro baile do chucrute, a ação já era feita. Os grupos folclóricos surgiu ainda antes, em 1958. “É o mais antigo do Brasil em atividade. Mais de 2 mil dançarinos já passaram por aqui. O desfile é um jeito lindo de levarmos o evento e a tradição até a porta da casa das pessoas”, frisa.

Desenvolvimento da economia e turismo
Segundo o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel), Joel Mallmann, o evento contribui com Estrela, não somente no aspecto econômico com a vinda de pessoas de vários lugares, mas principalmente por manter a tradição alemã, com as danças típicas, culinária e vestimentas. “Inserido dentro da Maifest, o Festival do Chucrute ajuda no desenvolvimento do turismo local. O Parque Princesa do Vale, a Escadaria e o Parque da Lagoa serão locais muito visitados. A expectativa é de um grande evento”, ressalta.

Maifest
A programação do Maifest iniciou no sábado, 7, e se estende até dia 22, em comemoração aos 146 anos de Estrela. Promovida pela Setcel, mais de 20 atrações estão confirmadas, com destaque para o show nacional da Fafá de Belém, dia 20. Os eventos se concentram no Parque Princesa do Vale e no Centro Comunitário Cristo Rei.
Durante o ParkChoppFest ocorrem os tradicionais Jogos Germânicos e o Torneio do Boi, nos dias 21 e 22, respectivamente. A programação do Maifest também conta com shows locais, festival de dança, encontro de trailistas e cafés coloniais.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: