Jornal Nova Geração

ESTRELA

Dia da Árvore tem ações educacionais e de preservação ao meio ambiente

Ações de conscientização e mobilização incluíram o plantio de mudas de árvore em pontos estratégicos. Atos contaram com a participação de crianças e autoridades

Na localidade de Linha Delfina, 21 árvores novas foram plantadas (Foto: Divulgação)

Para marcar as comemorações do “Dia da Árvore”, o departamento de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis) de Estrela promoveu ações educacionais e de preservação em pontos estratégicos do município nesta quarta-feira, 21. A iniciativa envolveu autoridades, crianças e lideranças comunitárias.

Comemorado na região Sul no dia 21 de setembro, data escolhida por anteceder o início da primavera, o “Dia da Árvore” em Estrela é sempre marcado por ações pedagógicas e práticas, envolvendo principalmente crianças. Este ano, o Departamento de Meio Ambiente realizou uma série delas, mas três ganharam maior destaque.

Horto

Nas primeiras horas da manhã, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Arnaldo José Diel realizaram visita ao Horto Florestal Municipal, localizado na Linha Santa Rita. Com a supervisão da equipe do Meio Ambiente, receberam explicações sobre o funcionamento do local que em 7,8 hectares produz mudas de árvores utilizadas na arborização urbana, no processo de compensação ambiental, reposição florestal obrigatória e para distribuição à comunidade em geral, além de abrigar exemplares arbóreos nativos existentes na região. Depois, os jovens alunos participaram da ‘Atividade de Educação Ambiental’, quando realizaram um reconhecimento dos diversos processos ali realizados com as espécies e da área que possui um viveiro com mil metros quadrados, com sombrite e irrigação automatizada, e propicia às condições necessárias para o desenvolvimento das mudas.

“21” árvores

Ainda pela manhã, outra atividade foi realizada no Distrito da Delfina, mais precisamente na horta municipal localizada adjacente à Emef Pedro Jorge Schmidt, onde são produzidos todos os hortifrutis utilizados pela Cozinha Central na produção do almoço e da merenda escolar. No local, crianças da escola se juntaram às autoridades, entre elas o vice-prefeito João Carlos Schäfer e secretários municipais, para plantarem “21” mudas de árvores frutíferas – doadas pelo Viveiro João Pedro Schmidt. O número foi especialmente escolhido para marcar a data. O ato teve celebração do Padre Padre Lucas, que leu trechos da Bíblia que ressaltavam a importância das árvores, sementes e mudas.

A aluna Maria Eduarda Batista Teixeira (08 anos) era uma das mais empolgadas. “Amei. Estou muito feliz. Plantei minha primeira árvore. Vou cuidar dela e das outras”, disse a menina, nada incomodada por estar com as mãos sujas de terra. Sua amiga, Alice Fleck (07), era outra sorridente pelo ato realizado. “Vou vir todo dia aqui ver como está a árvore que plantei, se ela está crescendo”, garantiu ela.

Ipês Roxo

À tarde, em atividade então realizada na área que dá acesso ao Parque da Lagoa, a equipe do Meio Ambiente plantou 12 Ipês Roxo, árvore símbolo do município. O ato foi acompanhado de autoridades, entre elas o prefeito Elmar Schneider, o vice Schäfer e a coordenadora do departamento, Tanara Schmidt.

A coordenadora ressaltou as ações. “E elas não se resumem somente ao dia 21. Sim, hoje trata-se de uma data especial, que deve ser marcada, mas a nossa população pode ter a certeza, e tem percebido isso, que em Estrela a preocupação com o nosso meio ambiente, nossas áreas verdes, animais, com o nosso meio ambiente que deixa a nossa Estrela tão mais bonita e saudável é uma missão de muitos todos os dias”, frisou.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: