Jornal Nova Geração

Dezembro Laranja: campanha de prevenção ao câncer de pele

Você sabia que a região Sul está bem acima da média brasileira em número de pessoas com câncer de pele? E que um dos principais fatores de risco é a exposição prolongada ao sol na infância e adolescência? Esse é um dos motivos que fez a Sociedade Brasileira de Dermatologia direcionar a campanha de 2020 para a conscientização dos pequenos. Os pais devem ensinar aos seus filhos, desde cedo, a importância dos cuidados preventivos com a pele.
Embora tão impactante do ponto de vista da saúde pública, grande parte da população ainda parece desconsiderar a prevenção a esse tipo de câncer. Conforme a dermatologista do Hospital Estrela, Dra. Maria Luísa Miorin de Abreu, o câncer de pele corresponde a 27% de todos os tumores malignos do país. “Existem dois tipos principais de câncer de pele: o não melanoma e o melanoma. De todas as neoplasias malignas diagnosticadas no mundo, o câncer de pele não melanoma é o tipo mais frequente em ambos os sexos. São mais comuns em pessoas de pele clara e acima de 40 anos. Os principais tipos são o carcinoma de celulas escamosas e o carcinoma basocelular (sendo este o mais comum). O câncer de pele melanoma cresce e se espalha mais rapidamente, tem maior risco de morte, mas também é menos comum.”

Fatores de risco:
– Exposição prolongada ao sol, principalmente na infância e adolescência;
– Pele, olhos e cabelos claros;
– Muitas pintas no corpo;
– Exposição a câmaras de bronzeamento artificial (proibidas pela Anvisa desde 2009);
– História familiar de câncer de pele.

Novos casos no Brasil
– Não melanoma: o número de novos casos esperados no Brasil para cada ano do triênio 2020/2022 será de 83.770 em homens e de 93.160 em mulheres, correspondendo a um risco estimado de 80,12 casos novos a cada 100 mil homens e 86,65 casos novos para cada 100 mil mulheres. Considerando a região Sul do país, esta taxa é ainda mais elevada: 123,67 casos/100 mil homens e 98,49 casos/100 mil mulheres.
– Melanoma: o número de novos casos estimados no Brasil será de 4.200 em homens (4,03 casos/100 mil) e 4.250 em mulheres (3,94 casos/100mil).

Previna-se:

Desde dezembro de 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove o Dezembro Laranja, iniciativa que faz parte da campanha de prevenção ao câncer de pele. Seja você também um divulgador da campanha, ensinando seus familiares e amigos a se proteger, a partir dos hábitos de fotoproteção que incluem:
– Usar óculos de sol e roupas com proteção UV;
– Usar bonés ou chapéus;
– Preferir a sombra;
– Evitar a exposição solar entre 10h e 16h;
– Utilizar filtro solar com FPS maior ou igual a 30, reaplicando a cada duas horas ou após contato com a água.

(Fonte: Ministério da Saúde e Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva – INCA).

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: